- 29 de outubro de 2024
O presidente da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria, deputado Raul Lima (PMDB),solicitou ontem ao general Francisco Rangel, governador do Estado de Bolívar, que seja facilitado o abastecimento para taxistas brasileiros e que os dois países, sobretudo na região fronteiriça, comercializem carnes de frango e de gado.
No ofício repassado ao governador venezuelano, Raul Lima justifica que cerca de 60 pais de família, que atuam na rota de táxi entre Pacaraima e Boa Vista, sofrem diariamente para abastecer os seus veículos em Santa Elena do Uairén, onde o preço do combustível é de aproximadamente 5% do que é cobrado nos postos em Roraima.
Na análise do deputado, os taxistas brasileiros devem receber tratamento diferenciado no abastecimento por atuarem cotidianamente no transporte de passageiros dos dois países. "É injusto que enfrentem filas de quatro a cinco horas para exercerem as suas atividades, pois são profissionais que colaboram com o trânsito na área fronteiriça".
Raul Lima pleiteou ainda que Francisco Rangel, como político próximo ao presidente Hugo Chavéz, interceda para que os dois países possam exportar ou importar carnes bovinas e aviarias, especialmente na fronteira entre Bolívar e Roraima. Além de incrementar o intercâmbio, a comercialização resolveria problemas de desabastecimento.
Segundo o deputado, a população e os visitantes de Santa Elena de Uairén enfrentam, em período de alta estação, com a escassez de carne de frango e de gado, enquanto que Roraima teria disponibilidade para produzi-las em quantidade suficiente para atender essa demanda. "É importante que sejam feitos atos concretos pela integração", frisou.
Outra reivindicação apresentada pela Câmara de Comércio de Roraima diz respeito ao cumprimento dos acordos firmados em recentes encontros bilaterais em Santa Elena de Uairén, como o de reduzir a fiscalização do Exército venezuelano aos veículos brasileiros no perímetro de Bolívar. O acerto foi para limitá-la a apenas uma alcabala.
INTEGRAÇÃO - A visita de Francisco Rangel a Boa Vista tem como objetivo aproximar as relações entre Bolívar e Roraima. Essa bandeira de integração regional, independente das ações dos governos do Brasil e da Venezuela, foi levantada por Raul Lima, após participar de reunião em Caracas. "A integração começa na fronteira