- 29 de outubro de 2024
Logo mais, às 11 horas, o governador Ottomar Pinto, e o general Francisco Rangel Gómez, governador do Estado de Bolívar, na fronteira da Venezuela com o Brasil, assinam acordos bilaterais em diversos setores de interesses mútuos, principalmente para melhorar a integração entre Bolívar e Roraima. A visita do governador de Bolívar a Roraima foi negociada pelo ex-secretário de Relações Institucionais com Países Fronteiriços, Neudo Campos, que deixou o cargo na semana passada para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Mesmo assim, Neudo Campos acompanhou durante todo o dia ontem a comitiva do governador venezuelano.
Hoje, logo cedo, o governador e sua comitiva viajaram para a fazenda do empresário Paulo Tanaka, na região do Mucajaí, para ver de perto a colheita de soja e o processamento de sementes UBS. Em seguida eles visitam a fazenda do empresário J. Bastos, onde poderão ver o gado de corte (ver a genética bovina), na região de Iracema.
A visita do general Rangel Gómez, na visão do ex-secretário e ex-governador Neudo Campos á Roraima foi está sendo proveitosa, porque Rangel e um dos políticos mais próximo do presidente Hugo Caves, e com certeza Roraima vai avançar muito nas negociações com aquele país, até porque o governador de Bolívar já se dispõe a defender os interesses de Roraima junto a Chave, principalmente da venda de combustíveis venezuelanos a preços mais baratos para os roraimenses, disse Neudo Campos.
Essa é uma bandeira que defendemos, a venda da gasolina e de outros derivados de petróleo mais barato para Roraima, e agora com a afirmação do governador de Bolívar, Rangel Gómez de que isso e possível, temos a certeza de que em breve, isso será uma realidade, como é hoje a energia de Guri, que lutamos e conseguimos trazer para o Estado, disse Neudo Campos.
Faz parte do protocolo de intenções que será assinado logo mais, às 11 horas, no Palácio Hélio Campos, fortalecer e ampliar os vínculos de irmandade entre o Estado de Roraima e Bolívar com mecanismos de comunicação permanentes que permitam ao longo do tempo alcançar os resultados almejados seja na complementação de atividades econômicas, através da produção e comercialização de produtos com base nas vantagens comparativas de cada estado, no crescimento do intercambio de atividades culturais, esportivas, comunitárias, sociais, na troca de experiências exitosas no âmbito da administração publica, bem como participar com destaque e ter poder de influencia na formulação das políticas para o MERCOSUL que afetam essas regiões.
No Protocolo também consta que os Comitês de Integração Fronteiriça( Roraima-Bolivar) se reunirão periodicamente em data acordada entre as partes, a fim de que se permita avaliar os avanços dessa iniciativa e fortalecer o intercambio nas áreas de interesse, em ambos os estados.
ISSeC
Ontem à noite, o governador de Bolívar, general Francisco Rangel Gómez, e sua comitiva fizeram uma visita ao esse - Instituto Superior de Segurança e Cidadania, para conhecer de perto como são treinados os policiais civis e militares de Roraima, e para um possível intercâmbio, onde Bolívar possa mandar seus policiais para serem treinados aqui. Eles estavam acompanhados do ex-secretário de Relações Institucionais com Países Fronteiriços, Neudo Campos, representando o governador Ottomar Pinto. Foram realizadas diversas simulações de operações policiais para a comitiva.
O governador de Bolívar disse que gostou do que viu e pediu apoio para poder trazer os policiais venezuelanos para serem treinados no esse em Roraima, porque segundo eles, hoje a policia venezuelana passa por uma grande crise.
Neudo Campos deixou claro para o governador e sua comitiva que o ISSeC, idealizado e criado quando ele era Governador de Roraima, que esse é um do objetivo do ISSeC , de servir para treinar não somente os policiais de Roraima, mais também dos países vizinhos, a Venezuela e a Guiana.