- 29 de outubro de 2024
Edersen Lima, Editor
Brasília - Pra muita gente, aquela cena do estudante Wang Youcai enfrentando sozinho e fazendo parar um tanque de guerra no centro da Praça da Paz Celestial, em maio de 1989, foi o fato mais impressionante de como se deve e pode combater arbitrariedades contra os direitos civis.
O gesto de Wang Youcai não mudou a ditadura militar comunista do governo chinês. Ela ainda continua. Mas a pressão internacional obrigou aquele governo a rever e alterar ações ditatoriais com o seu povo. Aquele gesto de Wang Youcai, mostrou para o mundo as diferenças entre coragem e covardia; e de democracia e opressão.
Nesse ponto, de coragem e covardia sobre os direitos civis, o conselho do senador Mozarildo Cavalcanti dado nesta semana a lideranças indígenas e produtores rurais da área Raposa/Serra do Sol soa não só como gesto de solidariedade pra uma gente que está sentindo na pele toda uma vida sendo-lhe roubada, mas serve como palavra de confiança de que algo pode ser alterado.
Wang Youcai sabia muito bem que sozinho ali não pararia a fila de tanques que seguia para abafar a manifestação contra o regime de governo. Mas resistiu. Parado se postando a frente dos tanques, sem fazer qualquer gesto ameaçador, mostrou para o mundo como se combate a tirania, a prepotência, o despreparo e a covardia.
Nesse momento que Roraima vive a tensão maior da tirania, da prepotência, do despreparo e covardia do governo Lula, o exemplo de Wang Youcai, é o maior exemplo que a sociedade roraimense, em especial, a sua classe política, poderiam dar ao País e a seus filhos e netos de que a lei nem sempre está com a razão; e de que honra e coragem, são valores que não se dobram. Quem é que pode ir contra isso?
OBS: O senador Mozarildo Cavalcanti aconselhou os produtores a aguardarem em suas propriedades até que as ações judiciais que tramitam sejam julgadas.