- 29 de outubro de 2024
A direção da Escola Estadual América Sarmento promoveu na manhã desta quarta-feira (12) um momento de discussão com a comunidade sobre o tema violência urbana, e as suas conseqüências no ambiente doméstico e escolar.
O encontro aconteceu na quadra da escola e contou com a participação de pais, alunos, professores e comunidade. A secretária de Educação, Joyce Wania Cruz, também esteve presente acompanhou a palestra.
A secretária destacou a importância social de trabalhos como esse mostrando a preocupação da Secretaria em levar à comunidade informações necessária para saber lidar com atitudes violentas na escola e em casa.
A mediadora dos trabalhos foi a delegada Juliana de Castro, que hoje responde pela Delegacia de Defesa da Infância e Juventude. Em sua palestra ela ressaltou da importância da prevenção da violência em casa para que ela não reflita na convivência social.
Juliana que tem pós-graduação em violência doméstica contra a criança, falou que a polícia precisa fazer esse trabalho social perdendo a idéia de instituição repressora, conquistando com isso uma identidade de policia cidadã e comunitária.
"Estou disposta a visitar todas as escolas porque considero importante esse trabalho social", frisou, informando que a grande número de queixas hoje nas delegacias são envolvendo jovens que cometem crimes como ameaça, lesões corporais e porte de arma branca.
Para o diretor, José Maria Mota a palestra serve para alertar os pais e os jovens sobre os riscos da violência e como lidar com os filhos em casa. "Estamos cuidando da nossa comunidade porque tudo termina na escola", conclui.
ASCOM
Silvio Souza