- 29 de outubro de 2024
Questão de segurança é a coluna que tentará fazer você leitor a conscientizar-se para a realidade urgente da mudança de hábitos e comportamentos na sua atitude de agir no dia-a-dia de sua segurança, seja na sua residência, em seu local de trabalho, nas ruas em que anda ou no interior de seu veículo.
Como já falamos na coluna passada, a violência sofrida pelo cidadão roraimense não tem só motivação na falha do poder público em lhe proporcionar melhor qualidade de serviços de segurança pública, mas em muitos casos de violência sofrida pelo cidadão roraimense, ver-se que os seus modos de agir e comportamento displicente tem colaborado em muito para a ação do meliante.
Mas como já dissemos que esse modo de agir são frutos de práticas do passado até pouco tempo quando o Estado ainda vivia como uma sociedade provinciana. Assim sendo, temos que ter consciência que o crescimento populacional do nosso Estado sem uma política de desenvolvimento e ainda a facilidade de comunicação com os grandes centros via Manaus (BR 174), colocou a nossa sociedade em maior grau de riscos e violência em relação às décadas passadas, sendo assim é urgente as nossas mudanças de hábitos e comportamentos no nosso modo de viver em Roraima.
Dicas de Segurança:
Quando chegar ou sair de casa, fique atento. Essas são as ocasiões mais propícias para roubos e seqüestros. Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Polícia Militar pelo fone 190.
Não forneça dados pessoais por telefone e oriente os empregados para que façam o mesmo.
Selecione criteriosamente os prestadores de serviços de sua residência, com referências anteriores.
Procure conhecer seus vizinhos - onde trabalham, telefones, hábitos, horários de saída e chegada.
Caro leitor, mantenha a atenção redobrada quando parar nos semáforos em Boa Vista, pois só na semana passada houveram dois assaltos, um na periferia e outro no centro da cidade (Av. Ene Garcez) em condutores de veículos quando esperavam o semáforo abrir, e que pelo modus operantis, foram praticados pelos mesmas pessoas que continuam soltas.
Como agir:
A noite, em semáforos, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente e sempre em marcha e não em ponto morto. Essa providência facilitará o arranque em caso de emergência.
Evite ficar parado nos semáforos durante à noite sozinho, calculando a distância em que o semáforo irá abrir quando chegar no cruzamento, com isso ainda passando com o sinal aberto. Caso seja inevitável, estacione no mínimo a 50 (cinqüenta) metros da faixa de cruzamento de pedestres
Não reaja ao assalto. Quando possível ligue 190 e procure a delegacia mais próxima.