00:00:00

OPINIÃO FORMADA - Pesquisa aponta vitória de Ottomar

Não foi surpresa o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Atual da Amazônia(Ipam) publicado hoje pela Folha de B. Vista. Ottomar Pinto aparece com larga vantagem (38,7%) sobre Romero Jucá(14%). Na pesquisa para o Senado, a ex-prefeita Teresa Jucá aparece com os tradicionais 30% que todo governante ou recém ex-governante tem. No caso dela, o resultado está abaixo da expectativa.


Edersen Lima, Editor

Sem surpresa
Não foi surpresa o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Atual da Amazônia(Ipam) publicado hoje pela Folha de B. Vista. Ottomar Pinto aparece com larga vantagem (38,7%) sobre Romero Jucá(14%). Figuram na pesquisa: Teresa Jucá (10%), Neudo Campos(8,7%), Augusto Botelho com 2,5%, o prefeito Paulo Cesar Quartieiro (Pacaraima) com 0,8% e Doutor Petrônio 0,5%.
Qualquer pessoa mais curiosa pode verificar que o resultado da pesquisa Ipam bate com o momento, apenas conversando com taxistas, vendedores ambulantes, nas filas de banco ou de centros médicos.
Daqui mesmo da coluna isso já havia sido comentado.

Outra vantagem
Mesmo na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor diz o nome de sua preferência sem consultar lista, Ottomar Pinto(36,3%) leva grande vantagem sobre Romero Jucá(11,8%). O ex-governador Neudo Campos, que não se lançou ao governo, obteve 5,2% das intenções de voto nessa pesquisa e Teresa Jucá, 4,3%.

Longe
Mas isso também pode estar longe do resultado da eleição. Faltam mais de cinco meses para o eleitor por na urna o seu voto e muita água ainda vai passar debaixo da ponte.
Daí, podem esperar um jogo mais pesado no que tange a denúncias várias, na acidez das críticas, no vale tudo que já está valendo desde o ano passado. Anúncios de morte, gravações comprometedoras, plantação de fatos e acusações de todos os tipos. O arsenal está pronto para ser exposto e fazer estragos.

Normais
O que, claramente, pode-se ver no resultado da pesquisa do Ipam é a normalidade de que Ottomar Pinta representa algo em torno de 40% de aprovação fiel ao seu governo. Aliás, essa é a média que todo governante tem.
Já Romero e Teresa Jucá (juntos somam 24%, contra os 38,7% de Ottomar) carregam nas costas o peso das denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público e mais a de terem lavado as mãos para a questão da homologação da Raposa/Serra do Sol.
Lula homologou a RRS. Jucá não protestou, mas levou o Ministério da Previdência.

Primeiro turno
Dado também importante na pesquisa do Ipam mostra que a união do restante de candidatos incluídos na lista pesquisada dá a Ottomar vitória no primeiro turno. Caso, é claro, se a eleição fosse hoje.

Abaixo do esperado
Na pesquisa para o Senado, a ex-prefeita Teresa Jucá aparece com os tradicionais 30% que todo governante ou recém ex-governante tem. No caso dela, o resultado está abaixo da expectativa diante dos três mandatos e desses, cinco anos e três diretos na mídia e empregando gente, entre as quais cartomante de Brasília, personal trainer de Brasília além dos "anjinhos" de galeras de Boa Vista.

Surpresa
O deputado Chico Rodrigues também é outro que teve resultado que causou surpresa na pesquisa Ipam, obtendo 12%. Visto como forte candidato ao Senado, Chico aparece em quinto lugar atrás de Teresa Jucá(30%), dos indecisos(16,2%), do senador Mozarildo Cavalcanti(14,5%) e dos votos brancos e nulos(13,2%).

Fatores positivos
Falando em Mozarildo Cavalcanti, segundo seus assessores, ele tende a crescer muito por três motivos: Não sofre nenhum tipo de acusação administrativa . Terá seu nome vinculado com a chapa majoritária com Ottomar Pinto, e um leque de apoio que vai do PTB passando pelo PL, PDT, PP até o PSDB.

Guerra das pesquisas
O certo é que, a pesquisa do Ipam abriu a temporada das pesquisas. Não vai demorar muito para que alguma TV local ou a revista IstoÉ publiquem dados apontando praticamente um empate técnico entre Ottomar Pinto e Romero Jucá.
E para o Senado, Teresa Jucá em melhor situação.

Torcendo o nariz
Com certeza, Teresa Jucá, que já está sendo chamada de "senadora" por algumas de suas assessoras, é que deve estar torcendo o nariz com o resultado da pesquisa Ipam.

Advertência
Do lado do governo, tem assessor de Ottomar Pinto pedindo para ninguém entra no clima do "já ganhou". "Estamos abaixo do esperado para a reeleição", sinalizou.

Rejeição
No quesito "rejeição" da pesquisa, Neudo Campos liderou disparado com 31% e Romero Jucá é o segundo com 17,3%. Ottomar é o terceiro com 10,7 e Teresa em quarto com 6,5.
Surpreendentemente, Augusto Botelho, médico, vem logo a seguir rejeitado por 5,8% dos pesquisados.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta