- 29 de outubro de 2024
Dia do Jornalista, o site www.fontebrasil.com.br procurou ouvir grupo de estudantes de Comunicação Social da UFRR sobre a visão que eles têm da imprensa roraimense. Políticos e colegas que atuam na área fiquem atentos, há a opinião comum de que a política partidária impõe a linha editorial de praticamente todos os veículos de comunicação do estado.
Não é pra menos. Tirando a TV Roraima, o restante de TVs pertence a políticos. Os dois jornais também, assim como as rádios. Que tipo de comunicação social está sendo feita e sendo preparada para o futuro?
Abaixo, opiniões de estudantes da UFRR:
Ana Claudia Bastos
"A Imprensa local de uma maneira geral, deixa muito a desejar pois não publica quase nada que seja do interesse do cidadão, mas sim, de algum interesse político. Ela só vai ser efetivamente moralista na sua essência quando existirem profissionais capacitados (diplomados) e mesmo assim, estes, não estiverem ligados a nenhum grupo político. Utopia, não é?".
Marcos Zouein
"Não devemos generalizar. Eu acho que como em toda profissão, existem bons e maus profissionais, e no nosso Estado não é diferente. Aqui em Roraima por ter vários meios de comunicação, possibilita aquele que quer de verdade, aprimoramento profisisonal".
Greick Alves
" Falta mais compromisso e dedicação por parte dos profissionais que atuam hoje na Imprensa, e mais respeito e valorização aos que estão entrando no mercado de trabalho. Vale lembrar também que, companherismo para fortalecer a classe, nunca é demais".
Nadia Nagm
" A imprensa de Roraima é parcial e direcionada para o lado político. Ela ataca um grupo e valoriza o outro. O profissional é menosprezado tanto pelos donos dos veículos de comunicação, quanto pelo Sinjoper. Hoje é o Dia do Jornalista, mas não temos nada a comemorar, e sim, fazer um protesto com direito a faixa e tudo, contra o tratamento que os profissionais vem recebendo. Para mim, hoje é dia de luto".
Aldenor Pimentel
"Como em toda profissão, tem os profissionais bons e os maus, mas o que realmente coloca a Imprensa de Roraima, de forma negativa, é questão política, que é a que dita as regras de como as informações devem ser repassadas à opinião pública", infelizmente".
Barbara Carvalho
"Por ser uma cidade pequena e ligada a grupos políticos, as informações acabam repercutindo de forma negativa e privilegiando os grupos políticos".
Isolete Soares
" A Imprensa de Roraima repercute totalmente de forma negativa, pois não tem ética, é parcial, isso para nós, estudantes do curso de Jornalismo gera uma incerteza na hora de atuarmos no campo do jornalismo. Falta profissionalismo também".
Yohan Barbosa
"Eu acredito que a Imprensa local está em desenvolvimento e só tem a melhorar se realmente vigorar a decisão do Ministério do Trabalho (exigência de diploma para atuar no jornalismo) para coroar o reconhecimento proffional da profissão".
Juliana Di Paula
"Prefiro não opinar, prefiro ficar neutra"