- 29 de outubro de 2024
Quem é o figura ao lado?
a) Dr. Jack, aquele que divide personalidade com mister Hyde.
b) Smeagol, criatura sinistra de O senhor dos Anéis.
c) O homem que autorizou a quebra do sigilo do caseiro Francenildo.
d) É só o Enéas Carneiro, do Prona, sem a barba.
*Resposta na última linha da coluna.
Bom começo
Pra começar, o prefeito Iradilson Sampaio está saindo melhor que a encomenda. Se tinha antes, aparou qualquer aresta com os vereadores. Com o governo do estado, conta com elogios e com a vontade de Ottomar Pinto montar parcerias em ações que visem a melhoria da qualidade de vida dos boa-vistenses.Ou seja. Tudo está começando bem.
Resta saber se não vai aparecer gente incomodada com isso achando que a única função do prefeito é trabalhar pela eleição majoritária do seu grupo.
Perguntinha:
O que Anchieta Jr. Teria feito para que a bancada dos empreiteiros defenda com unhas e dentes a sua indicação para ser vice na chapa de Ottomar Pinto?
Será?
Diante de tanta pressão, até parece que o próprio Anchieta Jr. está estimulando a bancada dos empreiteiros a defender o seu nome como vice.
Se amanhã aparecer qualquer deputado empreiteiro falando na imprensa que Anchieta nunca lhe pediu nada nesse sentido, é porque pediu, sim.
Corre-corre
Servidores públicos do ex-território que se preparem para o corre-corre. O MPF solicitou ao governo do estado a exoneração desse pessoal que está lotado em cargos ou funções comissionadas .
Por uma Política com P maiúsculo, sem hipocrisia
Do jornalista Gilberto Durú recebemos a seguinte mensagem:
"Com o advento das Tvs Senado e Câmara ficou instantânea a participação de nossos representantes no dia-a-dia da política tupiniquim. Como acreditar naqueles que confraternizam-se com os envolvidos no escândalo do mensalão? Como encarar os bravos deputados e senadores que trocam favores políticos por barganhas pessoais? De que forma entender uma passagem transitória pela Esplanada, respingada de joguetes familiares e sinecuras públicas? Teremos uma nova chance nas próximas eleições! Diga não a quem aparece sorridente cumprimentando os larápios do valerioduto. Um rotundo não a quem entrega seu mandato por conta de um carguinho de 2º escalão. Negue seu voto aos traquinas de plantão. Se o desejo é sincero, a prática deve corresponder".
Prêmio
Oito estados ainda não têm representante no Prêmio Educar para a Igualdade Racial. As inscrições para o Prêmio Educar para a Igualdade Racial: Experiências de Promoção da Igualdade Racial-Étnica no Ambiente Escolar estão abertas até 15 de abril. Professores que desenvolveram atividades entre 2003 e 2005 podem participar. Serão premiados educadores de quatro categorias: educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio. O prêmio é promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade (Ceert).
A expectativa é de que aproximadamente 500 professores façam a inscrição.
Almir Sá, em pronunciamento ontem na Câmara:
"Chegamos ao fim de mais um mandato. Que avaliação podemos fazer desta Legislatura? Que resultados podemos levar aos nossos eleitores? Quão melhor estará o Brasil ao fim destes 4 anos de trabalho duro, penoso e incansável? Imagino que essa seja também a preocupação de muitos parlamentares. Gostaria que assim fosse, porque, certamente, seremos cobrados".
Disparidade
O Ministério da Educação apontou desequilíbrio nos dados apresentados pelo censo escolar e pelo Projeto Presença. A disparidade das informações, dando conta da educação roraimense apresentar número muito superior de mais alunos matriculados com o de presença em sala de aula foram detectadas nos dados do governo de Flamarion Portela.
Máximas
Ao caseiro Francenildo, o rigor da lei. A Palocci, todas as regalias da corte. O ex-ministro foi ouvido ontem pela Polícia Federal, em casa, depois de grande manobra para despistar a imprensa. No depoimento, negou que tivesse autorizado a quebra ilegal do sigilo do caseiro e procurou isentar o ex-assessor Marcelo Netto de culpa pelo vazamento do extrato. No fim, foi indiciado pela violação da conta de Francenildo.
Negação
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, negou ontem, na CPI dos Bingos, ser o responsável, em 2004, pelas finanças do então presidente de honra do PT, o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com um mandado de segurança concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, Okamotto evitou dar explicações sobre o pagamento em dinheiro que diz ter feito para saldar dívida de R$ 29,4 mil de Lula com o PT. Mas, apesar dos apelos dos senadores, ele se negou a abrir o sigilo bancário.
Okamotto, que se diz amigo do presidente Lula, confessou em depoimento à CPI dos Bingos que pagou, do próprio bolso, uma dívida contraída por Lula junto aos cofres do PT. Okamotto também é acusado de ter pagado uma dívida da filha do presidente, Lurian Cordeiro.
E o senador Augusto Botelho também acha que Okamoto não deve nenhuma explicação.
Sacolinha trotante
Falando em Augusto Botelho, provavelmente nesta próxima sexta-feira, 7 - e logo dia do Jornalista -, seja a mais nova vítima da sacolinha trotante criada por um velho ladrão de cavalo lá do Nordeste, adaptada em Manaus, porém há mais de uma década institucionalizada em Boa Vista.
Funcionamento
A sacolinha funciona depois que algumas defesas ou elogios ou entrevistas são feitas e numa sexta-feira (todas as sextas-feiras) a conta do telefone, ou uma doença do filho, ou da mulher servem como desculpa para a facada. Augusto Botelho já tá na fita trotante.
Macaco Simão:
O livro do Don Doca FHC desbanca a Bruna Surfistinha. Isso prova que brasileiro gosta mesmo é de sacanagem. Agora tem uma diferença entre o FHC e a Bruna Surfistinha: todos nós fomos clientes do FHC! Rarará. E sacanagem por sacanagem eu fico com a Rita Cadillac! Rarará!
*Resposta: d) Enéas Carneiro, do Prona, sem a barba.