- 29 de outubro de 2024
Seis por meia dúzia
Se foi mensalão ou caixa dois os milhões de reais que vazaram do valerioduto para contas de deputados do PT, PP, PTB e PMDB, não importa. Tanto um como o outro é crime político, é falta de decoro e crime fiscal.
Portanto, que seja caixa dois ou mensalão e que a justiça do eleitor, pelo menos essa, seja feita nas urnas em outubro.
"Ramiroduto"
Seria a versão macuxi do valerioduto?
Um condutor regional de dinheiro público desviado por meio de notas fiscais frias e em serviços não prestados está sendo chamado de "ramiroduto".
As denúncias do esquema, ao estilo traquinagem, já foram feitas ao Ministério Público Federal.
Bancada dos empreiteiros
Manchete da Folha de B. Vista de ontem: "Maioria da bancada defende o nome de Anchieta como vice, diz deputado".
É verdade, sim. A maioria da bancada político-empreiteira defende Anchieta como vice, como governador e se vacilar, até como presidente do Brasil.
Como todo mundo sabe, boa parte dos políticos roraimenses tem uma empresazinha de construção.
PPER
Sugestão: Partido dos Políticos Empreiteiros de Roraima-PPER, agradece pelas faturas recebidas e pede passagem. Saravá!.
Novo vice
Falando em vice, um burburinho foi ouvido ontem no Palácio Héllio Campos sobre o mais novo nome para compor chapa com Ottomar Pinto: o do presidente do TCE, conselheiro Manoel Dantas.
"O Dantas tem o nome leve e sem rejeições. Agrega apoio de todos os setores, inclusive, daqui do próprio governo", disse um assessor.
Realmente, Evandro Moreira e Netão Souto Maior adorariam que mais um conselheiro do TCE abrisse vaga no órgao.
Detalhe: a legislação eleitoral permite prazo especial para conselheiros e membros do Judiciário que decidam disputar as eleições.
"Na álea"
O empresário chinês Chhai Kwo Chheng tem mantido certa regularidade na ponte aérea Brasília/Boa Vista/Brasília.
"Tô na álea, se delubá é penalti". Tem advertido o suplente de deputado federal.
ERRATA
A coluna errou. Houve troca no secretariado montado por Teresa Jucá e herdado por Iradilson Sampaio na Prefeitura. O jornalista Edgar Borges assumiu na secretaria de Comunicação no lugar de Ana Florêncio.
Cadê, Teresa?
E por falar em Teresa Jucá, depois de deixar a Prefeitura ela tomou rumo incerto e não sabido. A Europa ou Estados Unidos podem ter sido o destino, pois ninguém é de ferro, não é?
Cláudio Humberto:
Bolso pagador - O ex-ministro e senador Romero Jucá (PMDB-RR) desenvolveu um truque para evitar exploração dos tradicionais "pedintes", quando visita o Estado: abastece os bolsos com diferentes cédulas. No bolso direito, coloca notas de R$ 10 e no esquerdo notas de R$ 50, por exemplo. Se o "pedinte" for alguém que ele deseja agradar, ele mete a mão no bolso direito; se não for importante, é o bolso esquerdo que entra em ação.
Notícia velha
A Veja publica nesta semana o que os leitores da Opinião Formada já sabem desde o dia 15 do mês passado. Pelo cargo do superintendente do Incra, o senador Augusto Botelho passou a ser o mais novo defensor do governo Lula, no melhor estilo "esqueçam o que eu critiquei".
Esse novo estilo do doutor Augusto já criou desarmonia dentro do PDT regional, o prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, anda torcendo o nariz com o caminho que o partido tomou.
Aprendeu
Ainda buscando aceleração, Augusto Botelho, pelo menos, já aprendeu que "é dando que se recebe".
Equipe
A quem possa interessar a equipe editorial do site www.fontebrasil.com.br é formada por este Editor, pelos jornalistas Manoel Lima, Francisco Expiridião, Júnior Brasil e por, Aroldo Pinheiro, Daniella Assunção, Paulo Lhamas e Tânia Gadelha.
Professores indígenas
Estados, municípios e entidades sem fins lucrativos têm prazo até 30 de abril para apresentar ao Ministério da Educação projetos requerendo recursos para a formação de professores indígenas, construção, ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para escolas indígenas.
A Resolução nº 10, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, 30 de março. Os projetos devem ser encaminhados para a Coordenação de Habilitação para Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
Incra
O consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Leomar Luiz Prezotto, define hoje (04/04/06) às nove horas, as estratégias de participação das agroindústrias familiares e artesanatos na III Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, na Delegacia do MDA em Roraima, sito Rua Floriano Peixoto, 345 - Centro (prédio do antido INCRA).
Afinidades
O governador Ottomar Pinto elogiou sábado na entrega do prêmio Empresário Nota 10 a decisão do prefeito Iradilson Sampaio de manter o maior relacionamento possível com o Governo do Estado e demais instituições.
Essa postura, para o governador, é uma demonstração de maturidade. "Diferente da postura política e intelectual de sua antecessora, que em boa hora foi embora", argumentou. Ottomar.
A princípio o Governo quer fazer um pacto com o prefeito. "Existem projetos que podem ser feitos em poucos dias e que vão revolucionar a cidade. Em 15 dias ou três semanas, se o Iradilson concordar, poremos a praça das Águas pra funcionar", disse.
Além disso, poderão ser feitas parcerias nas áreas da saúde, educação, seguindo o exemplo de lugares como São Paulo e Manaus, no Amazonas, onde prefeitura e Governo trabalham juntos.
Para Ottomar, o que interessa é fazer o melhor para o povo de Boa Vista, Roraima. "Em vez de confronto, a cooperação. Em vez da briga, a amizade. Em vez das diatribes, a palavra de reconciliação, amizade e colaboração", afirmou.