00:00:00

QUESTÃO DE SEGURANÇA - Paulo Lhamas

A partir de hoje vamos através desta coluna tratar dos comportamentos e hábitos de segurança que a sociedade roraimense deveria adotar em seu dia-a-dia, para não se tornar vítima fácil de uma violência que infelizmente começa a atingir as pessoas e os lares das famílias roraimenses, como já se tornou insuportável tal clima violência nas sociedades das grandes capitais brasileiras.


A partir de hoje vamos através desta coluna tratar dos comportamentos e hábitos de segurança que a sociedade roraimense deveria adotar em seu dia-a-dia, para não se tornar vítima fácil de uma violência que infelizmente começa a atingir as pessoas e os lares das famílias roraimenses, como já se tornou insuportável tal clima violência nas sociedades das grandes capitais brasileiras.

Como profissional da segurança pública, observamos no convívio do dia nas ruas um fato que nos deixou preocupados que é justamente o hábitos da sociedade quanto os atos de violência, comportamento este fruto de um passado que nos trás saudades daquela Boa Vista dos anos 70, 80 em que as pessoas que aqui chegavam para morar, muitas vezes vindas dos grandes centros se deparavam com um ambiente sem violência, e que com isso adquiriram hábitos como dormir com seus lares de portas abertas, andar altas horas da noite pelas ruas e calçadas de nossa cidade sem a menor preocupação com sua segurança, pois naquela época quase todas as pessoas eram amigas e conhecidas, e com isso a sociedade roraimense daquela época não se preocupava com sua segurança tanto pessoal como patrimonial, atitude essa que as pessoas em suas cidades de origem não praticavam, pois lá já existia naquelas décadas um nível de violência considerável, imperando assim o medo.

Hoje há a necessidade de que a sociedade roraimense mude seus hábitos e comportamentos para evitar assim que se tome vítima da violência ou de qualquer tipo de delito, e desta forma o cidadão roraimense estará despertando para uma nova realidade em que transita nosso Estado de Roraima, uma vez que já não é mais a mesma sociedade de décadas passadas.

Assim sendo, esta coluna pretende semanalmente orientar as pessoas no seu dia-a- dia, para mudanças no tocante a hábitos e atitudes a serem praticados em seus lares, no trânsito, em vias públicas, em suas empresas, durante os assaltos e nos casos de furtos de veículos.

Vamos observar durante a existência da coluna dicas básicas para o cidadão roraimense tomar os cuidados necessários e atitudes em várias situações do dia-a-dia como:
Assaltos, no trânsito, em casa, nas vias públicas, ponto de risco dentro de casa, casos de furtos de veículos, nos casos de acidente de trânsito, etc.
Hoje já começamos com a primeira dica.
 
- Mesmo que o momento exija cuidados, não se precipite. Comprar uma arma, por exemplo, pode ter conseqüências trágicas.
- Não reaja, nem tente fugir. Forneça o que exige o criminoso. Assim, o tempo do roubo será menor.
- Tenha consciência de que há possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.
- Procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil. O bandido está sempre mais nervoso do que a vítima, mas, em geral, não tem a intenção de matar.
- Não faça movimentos bruscos e procure alertar o assaltante dos gestos Que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta