- 29 de outubro de 2024
Brasília - Como antecipou a coluna Opinião Formada, o prefeito Iradilson Sampaio não fará alterações no secretariado montado por Teresa Jucá. "Vamos manter a mesma equipe. A prioridade é dar continuidade ao trabalho que começamos, buscando maior aproximação com o Legislativo", disse.
Iradilson assume com o compromisso de apoiar as candidaturas de Romero Jucá ao governo e de Teresa ao Senado, no entanto, o prefeito adianta que a sua administração não será transformada em palanque eleitoral.
O novo prefeito tem 53 anos é Medico Veterinário, natural de Pernambuco, chegou a Roraima em 1976, onde começou sua vida profissional prestando assistência técnica em propriedades rurais.
Em 1983, Iradilson assumiu a direção da extinta Escola Agrotécnica de Roraima, onde inovou com a implantação de incubatório, aviários, alojamento para alunos e sistema de irrigação. No ano seguinte, implantou e coordenou o Centro regional Sul (Rorainópolis/sede) .
Exercendo a profissão de Médico Veterinário, ocupou todos os cargos da ACAR-RR( Associação de Crédito e Assistência Rural de Roraima) que mais tarde receberia as denominações ASTER-RR, EMATER-RR e FADER-RR.
Elegeu-se deputado Estadual em 1990 - 1994 e 1998. Foi o 3º Secretário da Assembléia na primeira legislatura (91/92), após ter sido secretário de Agricultura no governo Getúlio Cruz (1984) , e anteriormente secretário executivo da extinta ASTER-RR e Delegado Federal de Agricultura em Roraima. Renunciou ao último mandato para se candidatar ao cargo de vice-prefeito de Boa Vista.
No segundo mandato, foi membro da Comissão de Constituição. Justiça e Redação Final e Relator da Comissão especial de Emancipação de Rorainópolis, que à época, era antiga vila Vila do Incra, do Município de São Luiz do Anauá.