- 29 de outubro de 2024
Edersen Lima, Editor
Brasília - É claro que seria muita pretensão da coluna Opinião Formada alegar que a prefeita Teresa Jucá só resolveu por fim à sua indecisão de ser ou não candidata ao Senado (ou ao governo) por causa das notas alí publicadas dando conta de que o clima na Prefeitura de Boa Vista não era de despedidas.
No entanto, por volta do meio dia de hoje, Teresa informou na área do Restaurante Popular, que renunciará ao mandato na sexta-feira e no mesmo dia trasmitirá o cargo para o vice Iradilson Sampaio, segundo informou a Folhaweb. Teresa disse que o Senado é o seu objetivo e o do marido Jucá, o governo do estado.
Desafios
Teresa Jucá, 50 anos, paulista, ex-deputada federal, casada duas vezes com o senador Romero Jucá, está no seu terceito mandato de prefeita de Boa Vista.
Política determinada e pragmática, Teresa enfrentou o favoritismo do adversário na campanha de 1992 e derrotou o candidato Alceste Madeira, que tinha o apoio do governo do estado.
Em 2004, às vésperas de inciar a campanha eleitoral, mostrou seu lado pragmático reatando casamento com Romero Jucá, de quem havia se separado e que estava casado com Soraya Oliveira, 26, mãe de sua filha mais nova. A nova união dos dois fortaleceu a candidatura de Teresa que obteve a reeleição com mais de 53% dos votos válidos.
Agora, com a possibilidade de ter menos de um minuto do tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuíto e não poder contar com o apoio aberto do marido Jucá por causa da verticalização partidária, Teresa vai concorrer à única vaga para o Senado enfrentando o senador Mozarildo Cavalcanti, e provavelmente, o deputado Chico Rodrigues.
Lealdade
Teresa deixa a Prefeitura para Iradilson Sampaio, correligionário histórico do casal Jucá, que terá como compromisso assumido manter mais da metade da equipe de Teresa lotada em cargos estratégicos na administração municipal, como a principal delas, a secretaria de comunicação social.
Iradilson desempenhará papel de suma importância na campanha de Teresa que espera contar com irrestrito e total apoio à sua candidatura ao Senado.