- 29 de outubro de 2024
Clima morno
Pra quem vai se despedir da Prefeitura e concorrer ao Senado, deixando para o vice dois anos e nove meses de mandato, o clima é dos mais mornos. E é por aí, sem fazer alarde, que Teresa Jucá(PPS) joga com a forte possibilidade de ficar no cargo depois que o deputado Roberto Freire(PPS) confirmou sua intenção de disputar a Presidência da República, o que impedirá o seu partido de coligar com outros partidos na esfera estadual que terão candidatos a presidente ou que estarão coligados com o PT de Lula.
Consulta à meninada
Publicamente, Teresa Jucá ainda não confirmou nem que sim, nem que não disputará a eleição deste ano se para o Senado ou para o governo.
Indecisões à parte, ela chegou inclusive a pedir conselhos da meninada do Orkut se deveria ou não ser candidata.
Tempo reduzidíssimo
É certo que a candidatura de Roberto Freire não teve ainda o martelo batido. Mas como ele não precisa de prazo de desincompatibilização por ser deputado federal fica muito arriscado para Teresa Jucá renunciar a Prefeitura e depois ver que será candidata ao Senado ou ao governo com tempo de 58 segundos de TV e rádio na campanha eleitoral. Tempo esse muito reduzido diante dos quase 20 minutos de seus adversários.
Não abre mão
Por outro lado, a coluna apurou que dificilmente ele abra mão de disputar a Presidência. "Tanto o partido, como ele ganham mais visibilidade e força tendo um candidato a presidente", disse um assessor de Freire.
Não abre mão 2
Questionado sobre as demais candidaturas no estados, e em especial da prefeita de Boa Vista, o assessor do PPS foi taxativo ao afirmar que Roberto Freire não abriria mão de concorrer à sucessão de Lula por causa dos lindos olhos de Teresa Jucá.
"Em 2004 ele(Freire) fez vistas grossas às denúncias contra a prefeita e lhe deu todo o apoio para ela se eleger. Agora a situação é outra e o partido tem que atuar em função do seu fortalecimento e não de pontos isolados", comentou.
Desconfianças
Embora não tenha falado claramente, o assessor do PPS disse que há dentro do partido a desconfiança de que muitos candidatos do partido, depois de eleitos, deverão trocá-lo por outras siglas. O que não seria nenhuma novidade no caso de Teresa Jucá.
Torcida
Desde que a verticalização partidária foi confirmada há uma semana pelo STF, a torcida para que a prefeita renuncie só aumentou. A começar pelos seus adversários, Mozarildo Cavalcanti e Chico Rodrigues, além de grupos de políticos e empresários mais próximos e identificados com o vice Iradilson Sampaio.
Oficinas de Renda
A deputada Suely Campos lança no próximo dia 9 de abril mais uma série da Oficinas de Renda, que é um conjunto de cursos de artesanato profissional em várias áreas (cerâmica, madeira, tecido e porcelana) que objetiva colocar no mercado de trabalho futuros artesãos, promovendo a geração de renda para esse profissionais.
"Impressionado"
De um secretário de Ottomar Pinto: "A reunião com membros do PL deixou o governador impressionado".
"Meu vice governador"
Ao saudar o deputado Luciano Castro, líder do PL na Câmara Federal, Ottomar Pinto o chamou de "meu amigo e meu vice-governador", gerando aplausos de mais de 700 pessoas que participaram da festa, entre elas, secretários e assessores de Ottomar.
Demite com salamaleques
Como é que vc, amigo leitor, demite um assessor que o enganou e na hora da despedida é só agradecimentos e salamaleques para o enganador?
Pois é, a versão oficial do Planalto é a de que Lula demitiu Palocci por que ele o teria enganado no caso da quebra de sigilo do caseiro Nildo dos Santos.
Investigado
PF quer saber se o ex-homem forte do governo apenas recebeu cópia do extrato bancário do caseiro ou se determinou a quebra ilegal do sigilo. Na posse (foto) do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, Lula e Palocci trocaram elogios e farpas. O ex-ministro reafirmou ser inocente na violação da conta de Francenildo. E constrangeu o presidente ao reclamar da falta de confiança de "alguns bem próximos". Lula revidou dizendo que, às vezes, a pessoa precisa provar a inocência.
Linguagem popular
Alguns jornais ingleses e espanhóis se referiram à mansão alugada pela turma de Ribeirão Preto como um "prostíbulo" que seria freqüentado pelo ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.
O profeta
"A verdade vencerá." Lula, em agosto de 2005, fazendo pouco da primeira leva de acusações de Rogério Buratti contra o então ministro Antonio Palocci.
Nomeações e demissões
Do senador Arthur Virgílio sobre dos dois ex-homens fortes do presidente: "Lula nomeou José Dirceu e o Roberto Jefferson o demitiu. Nomeou Antônio Palocci e o caseiro Nildo o demitiu".
Não vai atrapalhar
O prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero sentiu que não teria apoio do PDT para se lançar candidato ao governo e que o risco da executiva regional lhe negar a candidatura era grande.
Agora aliado pra toda obra do governo federal depois que ganhou a superintendência do Incra, o senador Augusto Botelho não quer levar outro pitu do PT - levou um por votar errado -, dessa vez por atrapalhar a candidatura de Romero Jucá, candidato de Lula.
Expectador prestigiado
Como Romero Jucá não criou lá grandes empecilhos para Augusto Botelho emplacar Juscelino Pereira no Incra. Botelho, por sua vez, não deverá criar empecilhos para a campanha de Romero, fazendo-lhe oposição.
Poderoso
Outubro ainda está longe, mas o deputado Chico Rodrigues já é visto como o bicho-papão, o papa-tudo, o tasca-lasca, o He-Man do lavrado, o bigode de Sansão, o fiel da balnça, o trator, a bola da vez... da eleição.
No ar
A Justiça Federal em Brasília mandou retirar o lacre da rádio Roraima por entender que ela é uma entidade com fins sociais importantes para todo o estado, por isso, não pode a sociedade ser penalizada pelo motivo que todos sabem porque a rádio foi fechada.
E-mail aberto
De: Miriam Cruz
Para: [email protected]
Data: 29/03/2006 09:22
Assunto: Rádio Roraima
Felizmente, ontem, o governador conseguiu o mandado de segurança em Brasília e a rádio Roraima voltou ao ar às 20 horas. Quem deu razão para a oposição não sabe de nada. Aliás, tem jornalista que fez o curso errado (teria que ter feito publicidade). Antiético é ir contra os interesses de Roraima. Olha que tem gente que ainda defendeu monografia falando de ética, talvez para pagar medida sócio-educativa da própria consciência.