- 29 de outubro de 2024
Ficou praticamente insustentável a posição do senador Augusto Botelho (RR), como representante do PDT na CPI dos Bingos, já que passou a votar a favor do governo petista e se manifestando de forma contrária a medidas que aprofundem investigações de corrupção. Ninguém consegue entender tal mudança de rumo!
O Painel da Folha de S. Paulo do último domingo (19), dizia numa nota (intitulada "Pisou na Bola"), que "a ala oposicionista do PDT, majoritária no Senado, já avalia a substituição de Augusto Botelho (RR) na CPI dos Bingos. O parlamentar votou contra o novo depoimento de Okamotto".
Paulo Okamotto, presidente do Sebrae, é apontado como um dos principais responsáveis pelo pagamento de dívidas efetuadas pelo presidente Dom Luiz Inácio (PT-SP) e seus familiares diretos. Suspeita-se de caixa dois.
Como ele afirma que paga os débitos (que consomem praticamente seu salário), por "pura amizade", já recebeu o apelido de "doador universal". Okamotto confirmou o pagamento de uma dívida de 29 mil reais (contraída pelo presidente da República com a direção do PT), sem sequer comunicar o fato ao nosso amável beberrão.
Desprendimento como esse só consegue ser detectado em quem possui vocação benevolente como Madre Teresa de Calcutá. A CPI dos Bingos tem feito das tripas coração para quebrar o sigilo bancário e fiscal de Okamotto, mas tem sido impedida pelo Supremo Tribunal Federal - STF.
O presidente do STF, Nelson Jobim, além de ter decidido de forma contrária à quebra de sigilo do amigo do presidente, despachou também no mesmo sentido com relação ao empresário Roberto Carlos Kurzweil.
Kurzweil é proprietário do Omega que teria supostamente transportado dólares que teriam sido doados pelo governo cubano para a campanha eleitoral de Dom Luiz Inácio. Quase tudo neste governo conduz a atitudes moralmente condenáveis!
Mas, pior do que o posicionamento do STF tem sido o procedimento do senador roraimense que mina a CPI por dentro. Matéria publicada no Correio Braziliense do 02/02/06 (assinada por Rodrigo Lopes), já mostrava a preocupação crescente dos senadores oposicionistas com a postura de Botelho.
Ali, é dito que "para evitar futuras derrotas na CPI dos Bingos, a oposição decidiu procurar o líder do PDT no Senado, Osmar Dias (PR), para cobrar a substituição do senador Augusto Botelho (RR), representante da legenda na CPI, por outro parlamentar que seja afinado com o discurso antigovernista".
"A justificativa dos parlamentares do PFL e do PSDB", continua o texto, "é que Botelho foi arrebanhado pela base do governo".
A saída do congressista do grupo de oposição minou por inteiro o poder de fogo de seus membros na CPI "que até então conseguia aprovar todos os requerimentos de convocação e quebra de sigilo". Hoje, na composição da CPI dos Bingos, por conta da posição do representante de Roraima, o governo conta com dois votos a mais.
A impressão que se tem é a de que Augusto Botelho foi picado pela mosca azul e está encontrando dificuldades em se articular politicamente para alcançar seus objetivos. Ele tem sinalizado interesse em disputar o governo nas eleições deste ano.
Eleito com discurso baseado na moralidade e contra a corrupção, sua excelência se mostra afinado com o também senador Romero Jucá Filho (PMDB-RR), cuja maneira de proceder é inversa às suas propostas de campanha. O fato concreto é que a nova imagem projetada pelo senador tem causado desencanto na maioria do eleitorado.
E-mail: [email protected]