00:00:00

Sebrae apóia resgate de 100 anos da história de RR

A sociedade roraimense vai conhecer amanhã (22/03) o vídeo documentário '100 anos de Roraima', produzido pela Alto Astral Produções com o patrocínio do Sebrae Roraima. O lançamento do vídeo acontecerá no auditório do Sebrae, a partir das 19h. O vídeo traz o registro de imagens e depoimentos das primeiras referências históricas do Estado.


          A sociedade roraimense vai conhecer amanhã (22/03) o vídeo documentário '100 anos de Roraima', produzido pela Alto Astral Produções com o patrocínio do Sebrae Roraima. O lançamento do vídeo acontecerá no auditório do Sebrae, a partir das 19h.

O vídeo traz o registro de imagens e depoimentos das primeiras referências históricas do Estado que começou a ser pesquisado há quase 10 anos pelo produtor de vídeo Carlos Alberto Pavelegini de Medeiros.

Em um documentário de 19 minutos com introdução assinada por Gilson Guarabira, dedicatória de Dorval de Magalhães, o produtor resgata como aconteceram as primeiras entradas de holandeses, franceses, ingleses, espanhóis e portugueses nas terras de Roraima.

Segundo Pavelegini, a idéia do vídeo surgiu por meio de conversas com o escritor Dorval e Nenê Macaggi que questionavam o fato de até o momento não ter um documento que fizesse um resgate de como era Roraima no século XVI até o século XX.

Desafiado pelos dois, Carlos Alberto começou sua pesquisa ao encontrar um material de Kock Grumberg que foi a primeira pessoa a registrar a história da Amazônia ao filmar a etnia macuxi em 1911.

Ao longo desses anos conseguiu registros de expedições feitas por geógrafos, geólogos e médicos às terras roraimenses no século passado. Através da TV Cultura, por exemplo, conseguiu imagens da BBC de Londres com um documento contando a expedição de de Hamilton Rice, feita em 1924 em busca do El Dorado.

Ele explica que durante a pesquisa constatou-se que essa lenda sempre foi a referência histórica para atrair expedições para Roraima. "O El Dorado trouxe inúmeros curiosos estrangeiros para o Estado", reforçou o produtor.

Além disso, o vídeo traz o registro da expedição das fronteiras, comandanda por Marechal Rondon, que mostra as famílias, as fazendas e como era a vida no Vale do Rio Branco.

Após o seu lançamento, a intenção dos produtores do documentário é buscar parcerias com outras instituições públicas e privadas para levar ao conhecimento da população local a existência desse registro.

O vídeo patrocinado pelo Sebrae recebeu o laudo antropológico do doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, Carlos Borges, e acompanhado pela historiadora roraimense Elizabeth Melo Nogueira.

Para o diretor superintendente do Sebrae Roraima, Armando Ladeira, apoiar iniciativas como esta faz parte da missão que a Instituição tem com a sociedade.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD