- 01 de novembro de 2024
Maioridade criminal
A proposta de realização de plebiscito para se decidir a redução ou não da maioridade criminal vai pautar a imprensa, o Congresso e rodas de conversa. De antemão, com opinião já formada sobre o assunto, a deputada Suely Campos disse é "a favor" da redução de 18 para 16 anos a idade em que um jovem deve responder pelos crimes que cometer.
OP: A senhora é a favor ou contra a redução da maioridade criminal?
Suely: Já fui contra. Hoje penso diferente. Acredito que diante de tantas informações e mensagens que o mundo transmite aos jovens, sabe-se muito bem o que é certo e o que é errado. Roubar, matar e praticar outros atos de violência não são matérias ou assuntos desconhecidos pra juventude.
OP: Os programas voltados para o acompanhamento e melhoria de condições psicológicas e de vida de jovens infratores não estão correspondendo às necessidades?
Suely: De forma alguma. Instituições como a Febem e outras semelhantes estão falidas em todos os sentidos. Hoje, por causa das informações que circulam, muitos menores se aproveitam de direitos do Estatuto da Infância e Adolescência para fugirem de responsabilidades.
Despudor do Poder
Despido de qualquer vergonha e com apoio do PMDB, o governo Lula trocou da CPI dos Bingos dois senadores não muito católicos por dois bem mais ortodoxos. Um, ortodoxo até de mais em apoiar governos, chamado Romero Jucá.
Sim, o senador que está atolada até a tampa de denúncias de corrupção, calote bancário e desvio de dinheiro público, é membro agora de uma comissão parlamentar de inquérito. Jucá vai apurar supostas irregularidades. Pode?
"Seu traquina!"
O risco de pagação de mico não é pequeno. Já imaginou o amigo leitor, num dado momento de uma sessão da CPI dos Bingos, um depoente responder a Romero Jucá: "O senhor não tem moral para me fazer qualquer questionamento. Primeiro vá se explicar dos rolos e estripulias que responde, seu traquina!".
Desligado
Vou passar duas semanas desligado, não vou atender nem ao "seu ninguém". E só falo quando voltar". São as considerações do deputado Chico Rodrigues sobre verticalização ou não de coligações.
Chico acredita que quando retornar - dia 2 de abril - da viagem que fará a Rússia, Alemanha e Polônia receberá a notícia de que a prefeita Teresa Jucá continua prefeita.
Risco
Falando no sai não sai da prefeita Teresa Jucá, gente muito próxima ela confidenciou à coluna que a falta de certeza - se renuncia ou não ao mandato - e de horizonte - concorre ao governo ou ao Senado -, tem esfriado os ânimos de seus correligionários.
"Se ela renunciar não é por desconfiança do Iradilson (Sampaio, vice prefeito) ou para priorizar a candidatura do senador (Romero Jucá). É porque ela viu que corria o risco de não se eleger nem ao Senado, nem ao governo", disse a fonte.
Federal
Políciais Federais apreenderam, na tarde de ontem, dia 16/03, às 12h, 600 litros de gasolina, que estava acondicionada no interior de uma residência no bairro Asa Branca, onde ANDRÉ SILVA DE MEDEIROS, 27 anos, comercializava o combustível de forma ilegal.
ANDRÉ foi preso em flagrante e, após prestar depoimento nesta Superintendência, foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde ficará a disposição da Justiça Federal. O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal.
Expor a venda mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introdução clandestina é crime, conforme previsto no art. 334 do Código Penal.
Prêmio
A Secretaria Estadual de Educação, através do Departamento de Ensino reunirá nos dias 23 e 24 da próxima semana toda comunidade escolar para o lançamento oficial do VII Prêmio Nacional de Referencia em Gestão Escolar 2005/2006. O encontro acontece na Videoteca do Palácio da Cultura.
O Prêmio é uma iniciativa conjunta do Consed, da Undime, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho. Todas as escolas da rede pública, estaduais, municipais com mais de 100 alunos na educação básica podem participar.
Agradecimento
A coluna é só agradecimento aos "colegas" leitores assíduos que repercutem notas aqui publicadas, multiplicando o alcance de nossas informações, massificando nossas opiniões e fortalecendo o Fontebrasil como referencial de site de notícias. Obrigado!
Palestra
A Escola da Magistratura de Roraima - ESMARR, com o apoio do Tribunal de Justiça vai realizar nesta sexta-feira (17/03), mais uma atividade direcionada aos magistrados, assessores jurídicos e analistas.
Guilherme Nucci é doutor e mestre em Processo Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor do curso de pós-graduação em Penal e Processo Penal da Escola Paulista da Magistratura e autor de diversas obras jurídicas.
Macaco Simão:
E os vices do Picolé de Chuchu? Se for baiano, acarajé de chuchu. Se for gaúcho, chimarrão de chuchu. Se for nordestino, rapadura de chuchu. Eu quero uísque com chuchu!