- 01 de novembro de 2024
Voto segreto
Sobre a discussão do fim do voto segredo no plenário da Câmara Federal, o deputado Almir Sá classificou de "bobeira".
OF: O senhor é a favor ou contra o fim do voto secreto?
Sá: Sou contra. A discussão é uma bobeira pois se se critica o voto secreto pela absolvição de um deputado acusado de receber o mensalão, por outro lado, a Câmara com voto secreto e tudo cassou logo em seguida outro deputado. Aliás, já cassou outros também, um ex-ministro do atual governo, inclusive.
OF: Mas por que não abrir o voto, tornando ele claro à sociedade?
Sá: Pela simples razão de que o voto secreto é um mecanismo de proteção, de segurança do parlamentar. Imagine você que muitos vetos do governo, que contraria a maioria da Casa, inclusive a base governista, são derrubados por causa do voto secreto. Como fica o parlamentar que, por exemplo, vota no candidato A para presidência de uma comissão ou para a Presidência da Câmara, e o candidato B é que se elege? Que tratamento receberá? O voto do eleitor não é secreto?
Bronca
Quem muito se abaixa o fundo aparece. Ontem, na frente de senadores e das câmeras de TV o senador Tião Viana deu uma bronca daquelas no colega Augusto Botelho, que, estava ao telefone e desligado sobre o que estava sendo votado - a acareação entre Paulo Okamoto compadre e fiador de dívidas de Lula, e o petista Paulo Venceslau - votou pela acareação.
Augusto apenas se lamentou pedindo desculpas.
Vá se acostumando
Se continuar com o seu jeitão desligadão, Augusto ainda vai ouvir muito pitu dessa galera do PT, que adora manter sobre rédea curta aqueles que beijam as suas mãos em troca de carguitos.
Não se vendeu
Já tem gente, até dentro do próprio PDT de Roraima, dizendo que Augusto Botelho se vendeu barato para o governo Lula.
Nada disso. Augusto não se vendeu. Apenas desde ontem vai votar com o governo e ouvir calado bronca quando votar errado. Só isso.
Candidato
O PFL quer fazer muito barulho para lançar os candidatos aos governos estaduais e ao Senado. Ontem, na reunião da Executiva do partido, o presidente Jorge Bourhausen, confirmou que o deputado Chico Rodrigues será o candidato da sigla ao Senado.
Pressão
Caso o PFL feche com o PSDB composição de chapa encabeçada por Geraldo Alckmin, pode-se esperar pressão para composição também dos dois partidos nos demais estados brasileiros.
Trovador desafinado
O senador Romero Jucá com a viola debaixo do braço anda cantando pra todo mundo que quer ver logo esclarecidas todas as denúncias de corrupção, desvio de dinheiro público, calote em banco público que responde no Conselho de Ética e na Justiça.
Mas, no entanto, não dá um sopro para que o Conselho de Ética que já tem três queixas contra ele se reúna.
Papa-tudo
Falando em Romero Jucá, ele está sendo acusado por colegas da bancada roraimense de armar uma traquinagem reduzindo valor das emendas deles, e aumentando as suas. É mole?
Perdeu a última
O ex-governador Flamarion Portela perdeu ontem por seis a zero no TRE a última representação eleitoral feita contra Ottomar Pinto.
Os advogados Alex Ladislau e Maryvaldo Bassal fizeram a sustentação oral de Ottomar.
Vai que é tua, Ottomar!
A entrevista do deputado Luciano Castro à Folha de B. Vista, publicada hoje, joga nas mãos de Ottomar Pinto a responsabilidade em aparar as arestas dentro da base do governo que torce o nariz para o seu candidato a vice.
"Não me cabe fazer pressão ou contribuir com a disputa por espaço, afinal não fui eu nem o PL que almejou ou pediu a vaga de vice. A indicação nasceu do governador, que agora fez a convocação e precisa agir para que não aconteçam desgastes ao grupo", disse Luciano Castro ao repórter Ivo Gallindo.
Saúde
O pagamento mensal dos adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) deve começar no próximo pagamento.
Palhaços
Faltou nariz de palhaço para senadores, deputados federais e os brasileiros que assistiram ontem ao "teatro" representado pelo marketeiro Duda Mendonça.
Amparado por habeas corpus concedido pelo STF, Duda não respondeu nenhuma das perguntas. Alías, respondeu, sim: "Não posso responder"; "Lamento, mas não posso responder" e outras desse tipo.
Provas?
O argumento que concedeu a Duda Mendonça a regalia de não responder às perguntas da CPI, foi a de que, "ninguém pode produzir provas contra si mesmo". Mas se Duda Mendonça não cometeu nenhum crime ou ilícito como ele produziria provas contra si mesmo?
Crise
Sem sintonia com a Polícia Civil, o governo Ottomar Pinto, corre sério risco de sofrer "tiro amigo" da corporação, que parece sofrer de crise existêncial, onde ora são corportivistas, ora não são; ora seguem a hierarquia, ora não; ora defendem a instituição, ora defendem apenas o seu lado particular.
Desnecessário
O remanejamento de uma delegada é exemplo do que foi citado na nota acima. Insatisfeita, saiu atirando pra todos os lados, lavando roupa suja e expondo até as vítimas de violência doméstica ao público. Desnecessariamente.
Defesa
A coluna, em nenhum momento defende agressores de violência contra a mulher. Defende, sim, o direito às vítimas de permitirem ou não que seus nomes sejam jogados ao vento por causa de briga interna dentro da Polícia Civil.
Barrigão mata
Preocupar-se com o tamanho da própria barriga deixou de ser apenas um capricho estético. Um estudo que relaciona a obesidade abdominal a problemas do coração foi apresentado ontem na 55ª Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia, em Atlanta (EUA). Os pesquisadores responsáveis pelo trabalho divulgaram os resultados da pesquisa conhecida como Dia Internacional para a Avaliação da Obesidade Abdominal (Idea, na sigla em inglês). Segundo a avaliação dos cientistas, quanto maior for a barriga de uma pessoa, maiores são as chances de ela sofrer um ataque cardíaco, independente de seu peso, tamanho ou idade.
Sem diploma
Reafirmando o seu entendimento contrário à exigência do diploma para jornalistas, o Ministério Público Federal ingressou com recurso contra decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que, em outubro, restituiu a exigência do diploma.
No recurso, a procuradora regional da República Luiza Fonseca Frischeisen diz que a exigência é "incompatível" com a Constituição. O MPF quer que o Supremo Tribunal Federal reforme o acórdão do tribunal e que a União não mais exija diploma para o registro de jornalista.
Sinter
Os trabalhadores em educação sindicalizados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), se reúnem neste sábado (18), em Assembléia Geral, na sede do sindicato, a partir das 9h, para debater o pagamento dos resíduos e escolher os novos conselheiros do Fundef.
Os filiados ao Sinter também vão escolher os novos representantes do sindicato, no Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
A Diretoria do sindicato também vai informar aos sindicalizados sobre o andamento das ações referentes às leis 480 e 331, e ainda tratar das progressões funcionais dos professores.
Macaco Simão:
Direto da Chuchulândia! Deu Alckmin! Deu o Picolé de Chuchu! A rebelião venceu. O Alckmin derrubou a monarquia: vocês viram a cara amarrada do FHC? Manchete do dia: "O dólar cai, e o chuchu sobe". Vai ter de atrelar o dólar ao chuchu. O chargista Frank disse que essa vai ser a grande alquimia: transformar chuchu em presidente! E sabe a diferença entre o Alckmin e o Romário? O Alckmin é da Opus Dei, o Romário é da Opus Night. E uma amiga me disse que é da Opus Dei Sim, e Daí? E essa vai ser a campanha mais indigesta do século: chuchu com lula. AARGH! Sapo Barbudo x Careca Tucano. Abobrinha x Chuchu. Vai terminar em xepa!