00:00:00

Tribunal de Justiça implanta Sessão On-line

O Tribunal de Justiça de Roraima inaugura nesta quarta-feira (15/03), às 11h, uma nova modalidade de sessão de julgamento. A Sessão On-line consiste na total informatização dos passos seguidos durante o julgamento dos processos na segunda instância da Justiça estadual. Esse novo modelo de sessão faz parte de um projeto intitulado Justiça Interativa, que permite a interação dos magistrados com as novas tecnologias e pretende tornar os serviços do Judiciário totalmente informatizados.


O Tribunal de Justiça de Roraima inaugura nesta quarta-feira (15/03), às 11h, uma nova modalidade de sessão de julgamento. A Sessão On-line consiste na total informatização dos passos seguidos durante o julgamento dos processos na segunda instância da Justiça estadual.

Esse novo modelo de sessão faz parte de um projeto intitulado Justiça Interativa, que permite a interação dos magistrados com as novas tecnologias e pretende tornar os serviços do Judiciário totalmente informatizados.

Como funciona
O programa Sessão On-line disponibiliza uma pauta de julgamentos eletrônica, por meio da qual, cada desembargador vai ter disponibilizado na tela de seu LCD (tela de cristal líquido), os dados de cada processo a ser julgado. "Ao clicar no número do processo, esses dados automaticamente aparecerão na tela dos demais magistrados", explica Pedro Vieira, diretor do Departamento de Informática.

De acordo com Pedro Vieira, o sistema permite que o relator de determinado processo ao ler seu voto, este poderá ser de imediato disponibilizado para os outros desembargadores, basta para isso que um comando seja acionado. "Esse sistema possibilita o acompanhamento do voto de outro desembargador e permite também que possíveis alterações ou correções possam ser feitas de imediato, no decorrer da sessão".

Uma das inúmeras vantagens apontadas pelo diretor, é por exemplo evitar o trânsito desnecessário dos processos, assim como a remarcação de julgamentos, por possíveis alterações que devam ser efetuadas em votos e relatórios, já que esses problemas podem ser solucionados de imediato. "Isso significa mais celeridade, transparência e economia para o Tribunal de Justiça", destaca Vieira.   

O programa 'Sessão On-line' foi desenvolvido pelo analista de sistemas Andson Gomes, servidor do quadro efetivo do TJ/RR.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD