- 01 de novembro de 2024
O senador Mozarildo Cavalcanti, líder do PTB no Senado Federal, voltou a defender a não retirada dos não índios da área Raposa Serra do Sol, sem que haja um julgamento de ações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dos méritos das ações que contestam essa reserva e ainda não foi apreciado pelos ministros.
O parlamentar petebista é autor de uma ação no STF e tem um Projeto de Decreto Legislativo que susta a portaria que demarcou a Raposa Serra do Sol, tramitando no Senado. O relator da matéria é o senador Juvêncio da Fonseca do PSDB/MS.
Para o senador a questão está sob judice e entende que o Presidente Lula não use de forças, como a Polícia Federal e outros órgãos federais, para retirar essa gente ordeira e trabalhadora que só ajuda Roraima a crescer na sua economia."Os produtores de arroz, por exemplo, respondem por 25% do Produto Interno Bruto do estado e que geram cerca de seis mil empregos, diretos e indiretos ", disse o parlamentar.
Mozarildo critica ainda o fato da Funai, está constrangendo os moradores de várias Vilas que ficam situadas na região, para que eles aceitem receber um simples pagamento de indenização, de uma avaliação unilateral, que não condiz com a realidade das propriedades situadas na região.
" Estarei mais uma vez protestando na Tribuna do Senado, pelo o que o meu povo de Roraima está passando nesses últimos dias. Também quero deixar o meu apreço pela coragem daqueles que estão lá resistindo e reafirmo que o Presidente Lula quando demarcou aquela terra, foi uma maldade que fez com o povo, e eu não posso compactuar com essa maldade ", ressaltou Mozarildo.