- 01 de novembro de 2024
Não explicada
A gravaçãodo do ex-motorista do senador Romero Jucá, Roberto Marques, o Xuxa, não tem nada de leitura em voz alta de um documento falso como ele alegou à Polícia Federal. Desculpa mais esfarrapa que essa ainda vai demorar muito para aparecer. Agora, pode-se muito bem chegar à conclusão de que Xuxa mentiu alí. Que o que queria era tirar uma grana do governo. E pelo visto, conseguiu um "empréstimo" de R$ 5 mil.
Nesse rolo, a única peça que não se encaixa é a solidariedade, apoio e guarida que Romero Jucá deposita em Xuxa. Pode ser que ele ainda não tenha ouvido a gravação onde seu ex-motorista fala sem cerimônia de suspostas traquinagens picantes, além, é claro, de que foi a seu mando pegar R$ 50 mil no banco Rural.
A única explicação é a de Romero Jucá ainda não ouviu a gravação. Pois é difícil imaginar alguém inocente sendo caluniado com oportunismo barato e não se revoltar.
Saúde
O governador Ottomar Pinto tem em mãos pesquisa que aponta a sua saúde como a maior preocupação do eleitor. Uma campanha mostrando que Ottomar ainda tem muita lenha para queimar já está passando da hora, garantem alguns assessores.
Katrina
Se o Supremo Tribunal Federal manter a verticalização de partidos para esta eleição um verdadeiro furacão Katrina atingirá Roraima. Primeiro, a prefeita Teresa Jucá, com 58 segundos de TV não disputará mais o Senado. Segundo, a aliança PSDB e PL compondo a chapa Ottomar/Luciano Castro vai prás cucuias. O mesmo com o PTB, que na esfera nacional é aliado do PT, portanto, não coligaria com PSDB.
Na torcida pela manutenção da verticalização, o deputado Chico Rodrigues, que pode se beneficiar pelo desmonte de alianças firmadas com o Palácio Hélio Campos.
Barca furada
Explicando melhor a situação de Teresa Jucá no caso da veticalização mantida, o seu partido, o PPS, terá candidato próprio à Presidência, o deputado Roberto Freire que hoje figura na oposição, não coligando nem com PT, nem com PMDB.
Não podendo receber pedidos de votos por outros partidos e com apenas 58 segundos de TV e rádio, Teresa não se arriscará numa barca furada como essas.
Gastos
O gasto médio das famílias brasileiras cresceu 9% em 2005 na comparação com o ano anterior, alimentado pelo aumento da renda real mas principalmente pelo endividamento da população.
A renda média domiciliar cresceu no ano passado em ritmo menor que os gastos -em 4%.
Orçamento
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já elaborou dois orçamentos e conseguiu aprová-los no prazo certo. Mas a experiência não fez bem ao governo petista. Faltando 10 meses para o fim do mandato do presidente, os aliados ainda não conseguiram aprovar no Congresso o Orçamento Geral da União para 2006, o que deveria ocorrer até 31 de dezembro do ano passado.
É o maior atraso nos últimos seis anos. O surpreendente é que é a própria base aliada é a principal responsável pela demora. Com a aproximação das eleições, os governistas, especialmente o PMDB, chantagearam o Palácio do Planalto para liberar recursos orçamentários às suas bases eleitorais. A eleição, porém, também fez o governo ter pressa. Para driblar a demora, passou a liberar recursos por meio de medidas provisórias (MPs) e a usar os restos de recursos dos orçamentos dos anos anteriores.
Casa do Cidadão
Uma parceria firmada entre a Casa do Cidadão e o Sesi vai viabilizar a realização do curso de Educação Alimentar, pelo programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente. A expectativa é de que o curso atenda a 240 pessoas que residem nos bairros circunvizinhos à Casa do Cidadão.
De acordo com informações prestadas pela diretora da Casa do Cidadão, Marli Toledo Dutra, o objetivo do Programa é levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo. O projeto Cozinha Brasil é desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Alterações
O Delegado-Geral da Polícia Civil, José Maria Rodrigues Neto, anunciou na manhã de hoje que está realizando uma série de mudanças na titularidade de delegacias especializadas, do Interior e distritos policiais. As mudanças, segundo o delegado-geral, são estratégicas, administrativas e visam dar mais agilidade aos trabalhos policiais.
O delegado-geral anunciou também a implantação do Núcleo de Proteção a Crianças e Adolescentes, vinculado à Delegacia de Defesa da Infância e do Adolescente, DDIJ e não da Delegacia de Defesa da Mulher, DDM, como vinha ocorrendo e que estava congestionando o trabalho de atendimento à mulher naquela especializada.
Delegada
Com relação à exoneração do cargo de delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Giuliana Castro, o delegado-geral destacou que não existe cargo comissionado vitalício.
"Todos os delegados de Polícia são subordinados ao Delegado-Geral, ao Secretário de Segurança e ao Governador. Fiz uma convocação à delegada Giuliana Castro e, ela não atendeu, alegando ser subordinada ao governador. Com certeza, ela é subordinada ao governador, mas também ao delegado-geral e ao Secretário de Segurança. Ela se negou a cumprir uma ordem do Secretário. Isso é inadmissível. Houve um ato de insubordinação grave por parte da delegada e que vai ser apurado. Não vamos trabalhar para agradar um ou outro servidor", considerou o delegado-geral.
O delegado-geral destacou que não vai polemizar a situação e que a exoneração dela se deu em função de uma reestruturação administrativa da Polícia Civil.
E-mail aberto
De: jamenson
Para: fontebrasil
Data: 10/03/2006 23:30
Assunto: Apresentador caloeteiro
Senhor editor, salvo raras exceções, fico enojado com o descaramento de certos apresentadores de televisão que se julgam com moral ilibada, mas que na realidade não pagam suas contas, aplciam calotes em pessoas humildes e trabalhadoras. Um desses apresentadores adora aponta o dedo na cara dos outros, mas só chega e sai de casa escondido fugindo de seus credores.