- 01 de novembro de 2024
Cinco prefeituras de Roraima estão inscritas em mais uma edição do prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Sebrae. Nesta edição o prêmio foi dividido em duas categorias: grandes prefeituras com mais de 200.000 habitantes e pequenas, com população abaixo deste número.
Das quinze prefeituras do estado de Roraima, das que estão concorrendo, apenas a capital Boa Vista se enquadra na categoria grandes prefeituras. Na categoria pequenas prefeituras participam do concurso os municípios de São João da Baliza, Caracaraí, Cantá e Uiramutã.
Segundo o coordenador estadual do Concurso em Roraima, Pedro Cerino, a comissão julgadora deve concluir a apuração do resultado até o dia 16 de março.
A comissão é formada por representantes de Instituições públicas e privadas que trabalham em parceria com o Sebrae nas ações de empreendedorismo. Os membros da comissão estão visitando cada município para verificar in loco a veracidade dos projetos inscritos no concurso.
O resultado do concurso será divulgado durante solenidade de premiação que acontecerá até o final do mês de março. As três melhores classificadas na etapa estadual do prêmio estarão concorrendo na etapa Nacional em que será escolhida a melhor prefeitura por Região.
As classificadas na fase estadual receberão do sebrae Roraima, além do selo de Prefeitura Empreendedora, troféus, produtos e serviços da instituição nos projetos de empreendedorismo dos municípios premiados de acordo com suas necessidades.
Conheça cada projeto inscrito pelas prefeituras de Roraima:
Categoria Grande Prefeitura
Boa Vista - A capital é o único município que está concorrendo a categoria grandes prefeituras. Para esta edição, a prefeitura apresentou projetos da gestão compartilhada, da praça do cidadão - localizada no terminal de Integração no Caimbé, projeto de fruticultura irrigada do Vale do Rio Branco e o projeto do Núcleo de Geração e Renda, desenvolvido por meio da Cooperativa de comercialização de produtos confeccionados por jovens do projeto Crescer.
Categoria pequena Prefeitura
Caracaraí - Para concorrer ao prêmio, o município inscreveu os projetos Xeriuini da unidade de conservação da natureza para o desenvolvimento sustentável, de fortalecimento da fruticultura em comunidades assentadas, de ampliação do acesso ao crédito por comunidades do campo e habilitação empresarial para negócios públicos.
Cantá - O município também apresentou projetos de desenvolvimento e sustentabilidade, projeto de bananicultura, de apicultura e de restauração da Casa de Farinha do Cantá.
São João da Baliza - Essa é a primeira vez que o município participa do prêmio. Ele inscreveu o seu projeto de incentivo à agricultura familiar com o objetivo de promover o desenvolvimento local e sustentável da comunidade.
A principal medida apontada pelo município para alcançar esse objetivo é a utilização do planejamento participativo e um projeto de qualificação e geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Uiramutã - Pela terceira vez o município participa do prêmio. Nessa edição o Uiramutã apresentou projetos de planejamento participativo, projeto de criação de tambaqui, agricultura familiar e de organização social.