- 01 de novembro de 2024
O prático J.R.C.A. foi preso pela segunda vez em menos de seis meses, por agentes do Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos - NRCASP, por estar exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião dentista no município de Boa Vista. Ele atendia no mesmo endereço da última prisão, no bairro Santa Teresa, e foi denunciado pelo Ministério Público Estadual e pela Vigilância Sanitária por estar infringindo o artigo 282 do Código Penal Brasileiro, que trata do exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica.
Ele foi flagrado no 'consultório', enquanto cerca de dez pessoas esperavam na fila para ter dentes extraídos.O acusado informou a equipe da Polícia Civil que exerce a profissão de dentista, mas esclareceu que não tem formação profissional para a atividade. Também disse que aprendeu a profissão com o sogro numa cidade do Interior do Estado do Maranhão. Os policiais puderam comprovar na agenda apreendida no 'consultório' que o falso profissional atendia cerca de cinco pessoas por dia, cobrando valores que variavam entre 20 e 250 reais, fazendo, restaurações, próteses, extrações e aplicando anestesias.
Mais de 40 itens foram apreendidos no local, inclusive fichas de cadastro para possíveis eleitores. As fichas, segundo pessoas que esperavam atendimento, eram preenchidas para assegurar o compromisso de voto nas próximas eleições. J.R.C.A foi autuado em flagrante delito e foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência que será encaminhado ao Juizado Especial Criminal assim como todo o material apreendido durante a operação.
Campanha - O Conselho Regional de Odontologia está programando uma campanha maciça de conscientização da população com o objetivo de alertar sobre os perigos do tratamento odontológico com falsos dentistas.
O CRO tem a disposição da população o telefone 3224-7288 para receber denúncias e viabilizar ações punitivas por parte dos agentes policiais, do Ministério Público Estadual e Federal do Poder Judiciário.
Outra arma do consumidor é o site www.cfo.org.br, onde é possível verificar se o atendimento foi feito por um legítimo cirurgião-dentista e, até se esse de fato possui a especialidade que anuncia.
Realidade - checar o registro profissional dos cirurgiões-dentistas é uma atitude que poucos pacientes adotam, mas que se torna cada vez mais necessária. Com freqüência cada vez mais preocupante aparecem em diferentes locais do País falsos profissionais oferecendo serviços como extração de dentes ou próteses por um preço abaixo da média. De acordo com a fiscalização do Conselho Federal de Odontologia, o perigo começa com a falta das medidas necessárias para o atendimento do paciente como higiene e segurança. Além da possibilidade de contágio de doenças como hepatite e AIDS por meio do contato de agulhas usadas, por exemplo, tratamentos mal feitos (como de canal) dão lugar a toda a sorte de infecções e doenças decorrentes que podem levar até mesmo à morte.