- 01 de novembro de 2024
Por Leandro Freitas
Os trabalhadores em educação que têm direito aos resíduos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), receberão os valores devidos até o dia 15 de março. O valor global do benefício é de R$ 4,229 milhões. O anúncio foi feito na manhã de hoje (24) pelo secretário estadual de Educação, Hildebrando Falcão.
Os valores e quantitativos de professores que têm direito ainda estão sendo calculados pelos três membros da comissão designada para essa etapa do processo. Compõem a comissão servidores do Departamento de Recursos Humanos, de Ensino e de Finanças e Planejamento, da Secretaria Estadual de Educação (Secd).
O estudo em torno do pagamento dos resíduos do Fundef foi dividido em três etapas: a primeira tratou do levantamento dos cálculos para saber o valor global que deverá ser pago; a segunda foi à criação de uma comissão para identificar quem tem direito ao benefício, bem como os valores e prazos de pagamento; e a última etapa é a de confirmar a data do pagamento.
Falcão disse que os trabalhadores em educação devem entender a complexidade da situação, uma vez que se trata de um levantamento minucioso o deve ser feito com responsabilidade. "Estamos agindo com responsabilidade e não emotivamente. Para mim é um prazer alocar recursos nas exauridas economias dos professores", disse, ao afirmar que é inatingível o valor de R$ 18 milhões anunciados por outras instituições.