00:00:00

Micaretas e Picaretas. O Nosso Carnaval Agoniza - *Joel Maduro

Ou tu assiste os berros do axé e o marketing de políticos ou te manda pro interior, Manaus ou Margarita. Outros com medo da violência, acabam ficando em casa vendo o desfile das escolas do Rio e São Paulo. Clubes... nem pensar, os poucos que restão não estão tão atrativos. Os mais audaciosos rumam para a Ene Gracez a ver propaganda politica explicita .



No ano passado quando fazia parte da direção da escola de Samba Praça da Bandeira tive a incumbência e honra de fazer os contatos com diversas personalidades da nossa história como: Laucides Oliveira, o saudoso Dorval Magalhães e nada menos que o maior de nossos animadores de festas e precursor do carnaval boavistense - Jaber Xaud.

Dotado de um espírito de vida de invejar a muitos jovens Jaber Xaud me fez lembrar dos velhos tempos dos carnavais de Roraima que hoje está esquecido e esmagado pelas micaretas e picaretas de políticos.

O Carnaval de Roraima como produto cultural, não modernizou-se, perdeu a essência, a graça. Não se vê mais mascarados, pierrôs e colombinas, desfile de fantasias. Bailes de máscaras é brega, como diriam alguns neocarnavalescos.

Namoro com o samba, mas sou apaixonado por marchinhas de carnaval. Primo por esta rítmopéia, pois nos caracteriza assim como o samba de enredo. Isso não quer dizer que seja contra o axé da Bahia, mas bem que poderíamos nos identifcar mais com os nossos precursores e não perdermos a raiz do carnaval.

Poderíamos então reviver o "Bloco do Pó" onde Zé Pínheiro arrematava outros tantos pelas ruas da cidade. Poderíamos também saudar a escola de samba "Corte de Momo" uma das primeiras a desfilar na avenida por aqui. Pois é! Onde está o pistão de sopro do "Peteléco" que em cima de uma marquise na Jaime Brasil chamava os foliões?

Alguém então poderia ter a idéia de reviver o velho Miranda que dentro do seu imaginário vestia-se de monstro do Tepequém, Cobra Grande etc... e "Corrimboque" que às três da tarde estava lá, pronto pra cair na folia fazendo a festa da garotada. Quem tomaria a frente de Jaber Xaud para promover bailes e concursos de fantasias? Quem vai sair de Buda trazendo de volta "Mangulão"e sua banda?

Em 1993 fui atrevido, compus uma marchinha de carnaval com temática irreverente e duplo sentido "Tribo Papaxana". Fomos à avenida e foi um sucesso. Logo depois a marcha foi gravada pela banda Pipoquinha de Normandia que emplacou no estado e no norte e nordeste. Por falta de horizontes engavetei outras marchinhas.

Por falar em Pipoquinha onde está o bloco irreverente do Junior Campos? e o Artefolia de Zigomar Maia? Cadê o Iate Clube dos bons tempos? Que Saudades do Gressbe, Cabec e os mais antigos, Roraima, Rio Branco e União Operaria. E os quiosquis; Moura Bar e Maracangalha?

É deveras lamentável saber que temos uma história viva que morre a cada carnaval. É lamuriante saber que os gestores destes feitos, não encherguem além de suas palpébras polítcas e matem a história com incursões pueris e tendenciosas.

Infelizmente temos que conviver com isso. Ou tu assiste os berros do axé e o marketing de políticos ou te manda pro interior, Manaus ou Margarita. Outros com medo da violência, acabam ficando em casa vendo o desfile das escolas do Rio e São Paulo. Clubes... nem pensar, os poucos que restão não estão tão atrativos.

Os mais audaciosos rumam para a Ene Gracez a ver propaganda politica explicita e o esforço dos teimosos dirigentes de escolas de samba que as duras penas com verba minguada dos órgãos gestores, tentam levar para a avenida um desfile que em 20 anos não mudou nada.

O carnaval tradicional de Boa Vista agoniza e perde a magestade para os fora-de-época. Está prestes a se tornar algo sem valor histórico e comercial. Não atrai mas ninguém. Não extravasa mais as tensões dos 365 dias do ano, não tem mais brilho e glamour dos anos em que Jaber Xaude e toda uma casta de roraimenses aconteciam. Bons tempos, pois não tinhamos tantas micaretas e picaretas. Este ano não vai ser diferente. Bom Dia!

Jornalsita Mtb nº 109/RR [email protected]
9977-9724

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD