00:00:00

A NOVELA CONTINUA - Localidades do Estado ainda sofrem com falta de energia

O problema da falta de energia elétrica em Roraima, já virou capitulo de novela, mas sem um final feliz. Conforme informações, é monótono entre a população que reside em determinadas localidades do Estado, ter que conviver com essa situação. As regiões do Amajarí, Uiramutã e São Silvestre, no Alto Alegre, são as que mais estão sofrendo com o racionamento de energia elétrica.


O problema da falta de energia elétrica em Roraima, já virou capitulo de novela, mas sem um final feliz.  Conforme informações, é monótono entre a população que reside em determinadas localidades do Estado, ter que conviver com essa situação. As regiões do Amajarí, Uiramutã e São Silvestre, no Alto Alegre, são as que mais estão sofrendo com o racionamento de energia elétrica.
De acordo com o comerciante e morador do município do Amajarí, Ronaldo Alencar, o fornecimento de energia era executado por dois motores, mas na última terça-feira, um deles quebrou e teve que ser levado para reparos na Capital. Com isso, as fazendas e bairros mais distantes estão há três dias no apagão. Já na sede do município, que conforme informações é o único local que ainda conta com o fornecimento precário, está sofrendo racionamento nos intervalos diários das 5h as 7h30.
"Por enquanto ainda está dando pra agüentar, mas do jeito que as coisas estão, não duvido nada de que acabaremos sem energia elétrica por tempo indeterminado. Eles [CER] dizem pra gente não se preocupar que será tudo resolvido, mas com esses motores funcionando de forma precária, duvido que aconteça", comentou o comerciante.
O funcionário público e também morador do amajarí, João Oliveira disse que o problema está acontecendo na localidade, há mais de seis meses e que já foram feitas inúmeras reclamações para as autoridades competentes, mas até o momento não resolveram nada. "É uma vergonha. Além de termos que conviver com esse problema, ainda temos que ficar pagando caro pelo consumo de energia", reclamou.
UIRAMUTÃ - No Uiramutã, a situação não é diferente. Naquela localidade os motores estão sendo desligados diariamente, nos horários de 6h às 8h e das 13h às 15h. A agente de Saúde, Luziane da Silva disse que por causa da falta de eletrificação, a unidade de saúde local, teve que jogar fora inúmeras vacinas contra a poliomielite, hepatite tuberculose e outros medicamentos essenciais à saúde, que por conta do problema, não conseguiram ser devidamente refrigerados.       
"Só não perdemos totalmente o nosso estoque de vacinas, porque levamos as sobras dentro de um recipiente de isopor com gelo até o quartel do Exército, que graças a Deus, ainda conta com gerador de energia e que se prontificou a nos ajudar. É uma vergonha!", criticou a agente de Saúde.
SÃO SILVESTRE - Um morador da Região do São Silvestre, no município do Alto Alegre, que não quis se identificar, com medo de represarias, disse que o fornecimento de energia na sede da região está controlada. Já nas localidades mais distantes, o problema do racionamento está acontecendo constantemente. Ele comentou que o município contava com dois geradores de energia, que eram responsáveis pelo fornecimento total da localidade. Mas atualmente a distribuição elétrica está sendo feita por um deles. Explicou que o outro motor havia sido levado para reparos na Capital há quase um ano e até o momento ninguém sabe sobre o seu paradeiro. Com isso, o fornecimento de energia esta acontecendo nos horários das 6h às 13h e das 15h às 4h.  "Quando será que a CER vai tomar as providências cabíveis para resolver definitivamente esse problema. Não agüentamos mais viver somente de promessas, pois já faz mais de um ano que eles vêm nos enrolando dizendo que o logo o problema será resolvido. Só sei que, no final das contas, quem paga o pato sempre é a população", concluiu indignado o morador.
CER - A Assessoria de Comunicação da CER (Companhia Energética de Roraima) informou a reportagem, que o motor de energia elétrica do Amajarí está na Capital para reparos, mas que até a próxima segunda-feira, dia 20, o problema estará solucionado naquela região.
Com relação ao município do Uiramutã, mas precisamente na maloca da Raposa, o problema já está resolvido. Já na Maloca Santa Rosa, o motor responsável pelo abastecimento do local, que estava danificado, está retornado para aquela localidade. O gerador da maloca Maracanã, está com um problema no eixo da manivela, o que será necessário passar por outros ajustes,  mas até sexta-feira, dia 24, segundo a previsão da Ascom, o problema estará resolvido.
Já na região de São Silvestre, no Alto Alegre, a interrupção no fornecimento de energia elétrica, não é considerada pela empresa como racionamento, e sim pequenos intervalos de paralisação do motor, que segundo a Ascom, é para o esfriamento de seu mecanismo. A Assessoria informou que a CER está construindo uma rede que irá levar energia diretamente do Linhão de Guri para o Alto Alegre, solucionando de vez o problema da falta de energia naquela localidade.    
        

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD