00:00:00

MULHER EMPREENDEDORA - Escolhida finalista de Roraima

A segunda edição do Prêmio Mulher Empreendedora terá como finalista de Roraima a empresária Ana Sandra Nascimento de Queiroz, proprietária do Centro de Educação Integrado Colméia. Um total de 15 empresárias participaram dessa primeira fase do concurso.


A segunda edição do Prêmio Mulher Empreendedora terá como finalista de Roraima a empresária Ana Sandra Nascimento de Queiroz, proprietária do Centro de Educação Integrado Colméia.

Um total de 15 empresárias participaram dessa primeira fase do concurso que tem como objetivo divulgar ações empreendedoras, gerenciadas por mulheres ou grupos de mulheres, que sirvam como exemplos de sucesso para quem deseja abrir seu próprio negócio.

O prêmio é concedido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW).

Uma comissão estadual, formada por representantes de seis instituições públicas e privadas, passou os últimos dois dias analisando as histórias inscritas e ao final do processo a empresária Ana Sandra ficou com a maior pontuação do grupo, um total de 197 pontos. Em segundo lugar ficou a empresária Wendri Lisboa (179) e em terceiro, Terezinha Venzel (176).

A finalista  de Roraima agora vai representar o estado na segunda etapa do prêmio que será a escolha por região de duas histórias de sucesso de mulheres empreendedoras. Ao final da etapa regional uma comissão nacional vai selecionar os 10 melhores depoimentos de todo o País, sendo cinco da categoria empresa individual e outros cinco para categoria de grupos de mulheres.

Etapa Estadual

Ana Sandra concorreu com 14 empresárias. Além dela, participaram da primeira fase do prêmio as empresárias Tereza Oliveira (Guaraná Mania), Leila King (Maikan Turismo), Francinete Amaro (Constrol), Maria Dutra (Contém 1g), Terezinha Venzel (Tulipa Restaurante), Mira Costa (TeleTernura), Isabel Itikawa (Arroz Itikawa), Maria Luzineide Souza (Pantanal Confecções), Fátima Rodrigues (Arte Fios), Sandra Thomé (Rekinte), Wendri Lisboa (Cogumelo Transportes), Giane Alves (Ambiental Paisagismo), Maria Vieira Campos (Malu Artesanato) e Maria dos Anjos (Depyl).

Segundo a diretora técnica do Sebrae Roraima, Maria Cristina Andrade, a comissão estadual detectou entre as participantes características relevantes e comuns entre elas que as identificam como empreendedoras natas.

"Elas possuem um perfil parecido como ser migrantes, mães de famílias e chegaram em Roraima atraídas pelo advento do garimpo. Todas abriram suas empresas impulsionadas pela necessidade e pela falta de emprego, possuem o sonho de vencer, são persistentes, criativas, polivalentes, têm visão de futuro e investem em conhecimento e na satisfação de gerar emprego", concluiu a diretora.

Finalista

Ana Sandra é cearense, mas já mora em Roraima há quase 30 anos. Quando chegou aqui percebeu um nicho de mercado com a ausência de escolas públicas para receber crianças com idade menor que quatro anos.

Como é formada em pedagogia resolveu se juntar a uma outra colega e montar a escola de 1º e 2º graus Colméia. O prédio onde começaram o empreendimento funcionava um bar. Elas tiveram que reformá-lo para abrir a escola.

O início de tudo aconteceu com apenas cinco turmas do infantil com um total de 69 alunos. Ao longo dos anos, a escola passou a incluir as demais séries de acordo com o crescimento da demanda.

Logo depois como forma de melhorar a qualidade do ensino da escola, a empresária buscou parceria com o grupo Positivo, possibilitando o uso de um sistema apostilado e dessa forma a escola Colméia passou a integrar o Portal Educacional.

Hoje a escola está preste a completar 25 anos de implantação em Roraima. Nos últimos anos resolveu mudar a razão social da escola para Centro de Educação Integrado Colméia, pois pretendem passar a oferecer cursos profissionalizantes na área de Informática e Recursos Humanos.

"Sempre acreditei que o fato de estar em Roraima foi um privilégio para construir o meu cotidiano e com isso prestar serviços que possam melhorar a qualidade de vida de pessoas da comunidade", disse a empresária em seu depoimento ao Prêmio.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD