00:00:00

Mecias quer aperfeiçoar atividade do neurocirurgião

Deverá ser apreciado nas próximas sessões no plenário da Assembléia Legislativa o projeto de lei que dispõe sobre a instituição da sede do serviço estadual de neurocirurgião e da reformulação da atividade neurocirúrgica no Estado de Roraima. A proposta é de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Mecias de Jesus do PL, e tem o objetivo de aperfeiçoar a prática correta e científica da neurocirurgia no Estado.


Deverá ser apreciado nas próximas sessões no plenário da Assembléia Legislativa o projeto de lei que dispõe sobre a instituição da sede do serviço estadual de neurocirurgião e da reformulação da atividade neurocirúrgica no Estado de Roraima.
A proposta é de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Mecias de Jesus do PL, e tem o objetivo de aperfeiçoar a prática correta e científica da neurocirurgia no Estado, dotando-o de uma infra-estrutura mínima necessária para o desempenho dessa atividade tão relevante à saúde pública estadual e da pesquisa permanente visando o aperfeiçoamento constante em benefício da população roraimense.
As instalações físicas da sede do serviço estadual de neurocirurgia constituirão o "Bloco de Neurocirurgia", arquitetonicamente conveniente para a prática da clinica da especialidade em questão, devidamente mobiliado e climatizado, isolado fisicamente e com espaço independente, localizado no interior do Hospital Coronel Mota.
As seções que constituirão o "Bloco de Neurocirurgia", são as seguintes: divisão para expurgos, estação de enfermagem; divisão para curativos; sala para os médicos; quatro quartos com três leitos cada um e três banheiros (masculino, feminino e reservado para os médicos).

Eletivas
Na Sede do Serviço Estadual serão realizados os atendimentos, internamentos e cirurgias eletivas. Os atendimentos de urgência serão levados a efeito no Hospital Geral de Roraima - HGR, que terá uma Unidade de Neurotrauma, capaz de atender os politraumatizados.
A Neurocirurgia Pediátrica continuará sendo realizada no Hospital Santo Antônio (Hospital da Criança), por já possuir esse hospital a infra-estrutura necessária para tal.
O planejamento, a gestão e a coordenação da atividade neurocirúrgica como um todo, no Estado, será desenvolvida na Sede Estadual, localizada no Hospital Coronel Mota.

Especialidade
O presidente da ALE afirma que a neurocirurgia, devido a sua complexidade, é uma especialidade da medicina que precisa de uma infra-estrutura mínima para ser praticada. Requer investimento, caso contrário não se contará com ela.
"Atualmente, em Roraima, os neurocirurgiões perdem muito tempo se deslocando pelos diferentes blocos dos hospitais, pela inexistência de um Pólo de Neurocirurgia, o que com que os pacientes fiquem 'espalhados', e o que é pior, misturados com pacientes de outras especialidades, com outras enfermidades, sendo destarte assistidos por enfermeiros que não têm a menor formação especifica que seus casos requerem", afirmou Mecias em sua justificativa.

Concentração de pacientes trará inúmeras vantagens

A concentração dos pacientes neurocirúrgicos num único lugar da Capital proporcionará as seguintes vantagens: melhor controle dos pacientes, os enfermeiros, almas do manejo dos pacientes, dedicar-se-ão exclusivamente à atividade neurocirúrgica, o que em pouco tempo lhes proporcionaria a experiência desejada nessa especialidade, incrementando a excelência da qualidade a esses pacientes.
Além disso, possibilitará aos pacientes neurocirúrgicos não operados (com traumatismo crânio-encefálico, sem critério cirúrgico ou de outras enfermidades neurológicas de tratamento clínico) um ambiente mais tranqüilo, climatizado, semi-isolado, com mínimo ruído ambiental, acesso de pessoas controlado, vigilância clínica realizada por pessoal de enfermagem especificamente treinado, que possam detectar no tempo necessário as complicações que ameacem a saúde dos pacientes, comunicando aos neurocirurgiões no tempo azado tais alterações para que se tomem os procedimentos necessários.
A medida vida também controlar melhor a "Sepsis Cirúrgica", pois os neuropacientes ficarão isolados dos enfermos com outras doenças, as quais apresentam padrões microbiológicos diferentes. É importante ressaltar que em pacientes operados de crânio ou de coluna vertebral, uma infecção cirúrgica pode se transformar em perigosa enfermidade.
Os pacientes neurocirúrgicos ao permanecem num único local, ficarão menor tempo de permanência dos pacientes de vitimas de traumatismo craniano ou da coluna vertebral nos Prontos Socorros dos Hospitais, podendo ser transferidos rapidamente para o Serviço estadual ora proposto, após o tratamento de outros estados patológicos associados ao traumatismo sofrido, ou então ficarão em observação direta por neurocirurgiões e enfermeiros especializados nessas patologias.

Aumentar
Segundo o presidente da ALE, o índice de internação atual de pacientes de neurocirurgia no Estado, já justifica a criação da Sede proposta, sendo que a tendência é aumentar o número de casos, pois Roraima não é diferente das demais unidades da Federação.
Para Mecias, a existência da Sede própria da Neurocirurgia em Roraima irá facilitar a atividade docente e acadêmica, uma vez que alunos de medicina e enfermeiros poderão nela estagiar, interagindo e apreendendo com os neurocirurgiões nela atuantes, possibilitando a criação da Residência em Neurocirurgia em Roraima, o que permitirá a formação de neurocirurgiões no Estado, além de possibilitar vínculos de cooperação científica com Centros Neurocirúrgicos de outros Estados brasileiros e de outros países.

Excelência
"A Pesquisa Neurocirúrgica em Roraima terá nessa Sede seu embrião, que com o tempo poderá se tornar um Centro de Excelência, introduzindo inclusive técnicas neurocirúrgicas modernas tais como: neurocirurgia endoscópica, neurocirurgia de mínimo acesso e estereotaxia", concluiu o presidente da ALE, Mecias de Jesus.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD