- 01 de novembro de 2024
Cumprindo mais uma etapa do calendário social, equipes da Setrabes estiveram na região de Caroebe entregando o vale solidário. Centenas de famílias foram beneficiadas ainda com redes e as crianças ganharam presentes. Às futuras mamães estavam reservados enxovais de bebês, com fraldas, roupas e banheiras.
O governador Ottomar Pinto e a secretária Marluce Pinto chegaram pela manhã na vila Entre-Rios, onde cerca de 700 pessoas aguardavam no ginásio de esportes. A chuva agravou o tráfego na estrada de terra de acesso a localidade, dificultando a chegada dos três caminhões com os presentes. Isso, no entanto, não desanimou aqueles que esperavam os benefícios.
A Setrabes entregou 505 vales de R$ 120 aos moradores cadastrados de Entre-Rios, incluindo os residentes no Jatapu. Para o administrador da vila, Paulo César, o trabalho do governo estadual tem sido fundamental para o desenvolvimento da localidade. "Além da atenção às estradas e pontes, a agricultura também tem merecido a atenção do governador Ottomar. Hoje ganhamos uma viatura e quatro motos para ampliar as visistas dos técnicos do Pronaf aos colonos", disse.
O produtor rural Sebastião César da Silva recebeu o Pró Custeio em novembro e neste final de semana também foi beneficiado com o vale. Satisfeito com a atenção do governo, ele externou sua gratidão. "O governador Ottomar tem ajudado muito a gente. Sei que ele vai continuar nos apoiando", declarou.
Já a produtora Eunice Santos disse que o apoio do Estado é importante e deve ser mantido.
Na parte da tarde a distribuição dos vales e presentes foi no Caroebe, onde cerca de 1.200 pessoas foram beneficiadas. A secretária Marluce Pinto acredita que mais de 50% das famílias carentes do Estado receberam o vale solidário em 2005. Isto representa mais de 50 mil famílias que vivem na linha da pobreza sendo atendidas pelo governo. Ela considera provável aumentar este número na meta projetada para 2006. "As pessoas não param de chegar a Roraima. Porém, de acordo com o decreto governamental, para ter direito ao vale é necessário que o beneficiado resida há um ano em nosso Estado. A ampliação do número de vales distribuídos depende diretamente do financeiro. Vamos aguardar que aumente a arrecadação para que seja feito o levantamento da situação. Aí poderemos analisar o ingresso de novos beneficiados no programa do Vale Solidário", esclareceu a secretária.
O governador Ottomar Pinto, acompanhado de secretários e assessores, também participou do início da distribuição dos vales. Ele entende que este é mais um instrumento de ação social que influi decisivamente na melhoria da qualidade de vida da população mais carente. O prefeito de Caroebe, Ivan Severo, lembrou que o trabalho social do governo é muito importante para o povo. "O governador está trazendo máquinas para arrumar as estradas vicinais. Isso significa que Ottomar e Marluce, com o vale solidário, estão preocupados com Caroebe. Este governo está nos ajudando e isso, com certeza, vai melhorar este ano", assegurou.