00:00:00

EDITORIAL - Fontebrasil e as janelas dos futuro

Neste terceiro ano de importantes atividades prestadas, estaremos abraçando a inclusão digital como uma imprescindível janela aberta para o futuro, onde a comunicação, a informação e o conhecimento possam se tornar práticas cada vez mais comuns no dia-a-dia dos roraimenses. Tornando o mundo ao alcance das suas mãos na tela de um computador.


A Internet chegou para ficar. Está entranhada no dia-a-dia do ser humano neste início de século. Tal como a necessidade de respirar. Difícil pensar em qualquer atividade humana sem o seu auxílio. Seja nas Ciências, no entretenimento, na produção literária, na busca de informações gerais, na educação, enfim, nada que se faça hoje pode prescindir do auxílio da rede mundial de computadores. 

Não é à toa que cada dia surge em Boa Vista um sem-número de lan-houses - locais públicos interligados à Internet -, freqüentadas por jovens de todas as idades. O mercado virtual é uma modalidade de negócio que cresce a olhos vistos no Mundo. Permite a você, sem sair de casa, comprar qualquer produto, com a garantia de recebê-lo em domicílio, sem grandes atropelos.

Na educação, então, ela desempenha papel preponderante. A ninguém mais é facultado o direito de dizer que encontrou dificuldade para realizar uma pesquisa escolar, seja em que área for. As bibliotecas virtuais permanecem abertas 24 horas por dia. Sem custos exorbitantes.

Isso tem produzido, segundo pesquisadores, uma nova categoria de crianças e adolescentes, a da era da informática. Apesar de tenra idade, são seres muito mais espertos, mais inteligentes, mais bem-preparados, futuros adultos bem-resolvidos.

Essa nova geração deixa no chinelo as de décadas anteriores, aquelas que não tiveram oportunidade de conhecer a nova linguagem falada em função da informática - delete, download, hardware, software etc. - por não existir ainda ou, quando muito, ser restrita a alguns nichos.

O governo federal até que tentou se enquadrar nesses novos tempos, criando o Programa de Inclusão Digital. Uma pena que não tenha se cercado de pessoas competentes para fazê-lo deslanchar. Aliás, essa é uma característica própria da atual administração. Enquanto Midas transformava tudo o que tocava em ouro, o governo Lula tem a capacidade de levar à bancarrota até mesmo as melhores idéias. Lamentável.

Tal como o Programa Fome Zero, encalhado no atoleiro de denúncias de malversação dos recursos a ele destinados, o Programa de Inclusão Digital malogrou, impingindo ao País um atraso descabido em sua educação. Esse atraso será sentido alguns anos à frente.

Enquanto isso, nós do Fontebrasil acreditamos na perenidade do incontestável mundo virtual. Neste terceiro ano de importantes atividades prestadas, queremos usufruir cada vez mais de promissoras tecnologias, com o intuito único de bem servir ao ordeiro povo de Makunaima.

Estaremos abraçando a inclusão digital como uma imprescindível janela aberta para o futuro, onde a comunicação, a informação e o conhecimento possam se tornar práticas cada vez mais comuns no dia-a-dia dos roraimenses.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD