00:00:00

PM e Bombeiros recebem gratificação de risco de vida e de interiorização

Os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeirosr foram agraciados com uma bateria de benefícios financeiros anunciada pelo governador Ottomar Pinto. Foram assinados decretos concedendo aos militares gratificação de risco de vida, gratificação de interiorização, aumento linear de 7% e convênios com o Banco do Brasil e Unibanco.


Por Francisco Espiridião

Os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar foram agraciados hoje (13) com uma bateria de benefícios financeiros. As novidades foram anunciadas pelo governador Ottomar Pinto, em reunião realizada no auditório da PMRR.
Na ocasião, foram assinados decretos concedendo aos PMs e bombeiros militares estaduais gratificação de risco de vida, gratificação de interiorização, aumento linear de 7% e convênios com o Banco do Brasil e Unibanco.
A gratificação de risco de vida (40% sobre o soldo) era uma antiga reivindicação dos PMs e bombeiros que, conforme o próprio governador, enfrentam maiores perigos na execução de seus trabalhos no dia-a-dia que as demais categorias funcionais. 
A gratificação de interiorização é um incentivo aos PMs que prestam serviços nos municípios distantes da Capital. Esses valores se diferenciam à medida que o PM presta serviços em locais mais inóspitos e distantes da sede.
O convênio com o Unibanco visa a distribuição de cartão de crédito aos integrantes das duas corporações militares, enquanto o assinado com o Banco do Brasil, prevê a concessão de empréstimos por consignação - desconto em folha de pagamento. O acordo com o BB terá duração de cinco anos. 

Novo QCG
O governador anunciou também a assinatura do empenho para a construção da nova sede do Quartel de Comando Geral (QCG), na avenida Ene Garcez, local onde funcionou a extinta Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Policiais Militares (EsFA/PM).
A obra tem conclusão prevista para o mês de junho deste ano, mas o governador disse crer que poderá  inaugurá-la ainda no mês de maio. Será realizada pela Elo Engenharia e é orçada em R$ 1,75 milhão.   
O governador Ottomar Pinto disse que obra idêntica - a construção do Quartel de Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar - terá recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB).
Brincando, Ottomar alertou o comandante, coronel BM Paulo Sérgio, a correr atrás, porque se "dormir no ponto", a verba poderá ser destinada às "calendas gregas", ou seja, poderá ficar sem ver a cor do dinheiro.
 
Novos Soldados
Já está tudo pronto para a incorporação de mais 100 soldados na PM de Roraima. O governador disse que o concurso público deve ser realizado imediatamente, com o objetivo de recompor o quanto antes as fileiras da corporação. 
Quanto aos remanescentes do último concurso de soldados para o Corpo de Bombeiros Militar, o governador explicou que não há previsão de incorporação. O concurso público foi realizado em 2003, com a aprovação final de 200 candidatos. Foram aproveitados em 2004 os 100 primeiros, ficando os demais aguardando uma segunda incorporação. O prazo de validade do concurso expira em junho deste ano de 2006.
Segundo o governador do estado, "sem querer desmerecer o Corpo de Bombeiros, que presta um serviço importantíssimo ao povo de Roraima", a prioridade do momento é a Polícia Militar.

Casa própria
Ainda nesse encontro, Ottomar anunciou que acaba de desapropriar uma área de terras de 400 hectares de propriedade da Diocese de Roraima, localizada na vizinhança do bairro Brigadeiro.
Lá, ele vai construir casas para servidores públicos do estado, incluindo policiais e bombeiros militares, e também para famílias carentes. A negociação dos recursos está em trâmite junto à Caixa Econômica Federal.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Uzi Brisola, disse que uma de suas primeiras preocupações ao assumir a corporação, em 14 de junho do ano passado, foram os benefícios que ora o governador concedeu à corporação.
Ele ressaltou que, durante seu comando, as populações do interior do estado que se achavam abandonadas, passaram a receber um atendimento melhor da Polícia Militar. Um exemplo foi o número de viaturas destinadas a esses locais, bem como a equipamentação da Capital. 
O deputado federal Chico Rodrigues (PFL) e o secretário estadual da Administração, Luciano Moreira, acompanharam o governador na solenidade, que teve início por volta do meio-dia, na Polícia Militar.

Últimas Postagens