00:00:00

Venezuela - Trânsito de cidadãos e problemas no abastecimento de combustíveis serão tratados

A cidade de Santa Elena de Uairén volta a sediar encontro entre autoridades brasileiras e venezuelanas. Os debates estarão centrados em torno dos problemas de abastecimento de combustíveis e do trânsito de cidadãos dos dois países nos respectivos territórios. A abertura do 1º Encontro de Representantes de Instituições da Zona de Fronteira acontece às 9 horas da próxima terça-feira, dia 10, na sede do Ministério das Relações Exteriores em Santa Elena de Uairén, cerca de um quilômetro após a Aduana Ecológica.


 

A cidade de Santa Elena de Uairén volta a sediar encontro entre autoridades brasileiras e venezuelanas. Os debates estarão centrados em torno dos problemas de abastecimento de combustíveis e do trânsito de cidadãos dos dois países nos respectivos territórios.

A abertura do 1º Encontro de Representantes de Instituições da Zona de Fronteira acontece às 9 horas da próxima terça-feira, dia 10, na sede do Ministério das Relações Exteriores em Santa Elena de Uairén, cerca de um quilômetro após a Aduana Ecológica.

O evento está sendo realizado pelas Autoridades Consulares da Venezuela, com a parceria da Assembléia Legislativa de Roraima, cuja proposta é simplificar as exigências para facilitar o acesso de brasileiros e venezuelanos nos dois países, ampliando a integração.

Os objetivos principais, segundo o deputado Raul Lima (PMDB), presidente da Câmara Brasileira Venezuelana de Comércio e Indústria, são definir regras que assegurem o fortalecimento das relações bilaterais e acabar com situações que geram inconformismo na fronteira.

Os impasses em torno do combustível venezuelano, tanto o tormento para se abastecer em santa Elena de Uairém por causa das longas filas quanto o descaminho para o Brasil, são consideradas "graves", mas até agora as autoridades não encontraram soluções.

"A definição de alternativas que causem o mínimo de transtorno é uma das prioridades para que ninguém saia prejudicado", frisou o deputado Mecias de Jesus (PL), presidente da Assembléia, acrescentando que os temas locais têm que fazer parte do processo de integração.

A expectativa deles é que a reunião ajude a criar uma consciência de que brasileiros e venezuelanos não devem divergir no relacionamento, buscando estabilidade e tranqüilidade aos que procuram ou desenvolvem atividades nos dois países, sobretudo na região fronteiriça.

Soluções - Se depender do Legislativo de Roraima será instituído um grupo de trabalho permanente, envolvendo representantes dos dois países, com a finalidade de agilizar soluções às situações de embaraço que forem registradas na fronteira do Brasil com a Venezuela.  

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO