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Escolas de Tempo Integral - Por Neudo Campos

Ora, se até para os americanos, que têm muito menos pobres que nós, uma permanência maior na escola dá bons resultados, imaginem o bem que estas escolas de tempo integral irão fazer aos nossos milhares de meninos e meninas, que haverão de passar pelos seus bancos?


Uma pesquisa americana cujo foco era o Programa de Estímulo à Matrícula no Pré-Escolar e dirigdo especialmente a estudantes pobres e negros, conseguiu a façanha de os acompanhar por nada menos que 40 anos!

Constatou que, os que cursaram o Pré-Escolar e portanto começaram a estudar mais cedo, também mais cedo adquiriram uma profissão, melhor  remunerada, envolveram-se muito menos com a polícia e dependeram menos ainda da assistencia social prestada pelo Governo americano.

A conclusão óbvia é que, o melhor que os governos podem fazer, é educar suas crianças desde cedo. O resultado são cidadãos que não irão depender dos governos para viverem suas vidas com dignidade. O resultado é menos violencia que, afinal,  tanto tem atormentado as nossas vidas principalmente nas cidades!

Esta pesquisa foi um dos motivos que me levou a escrever sobre algo que pode não ser exatamente o caso, mas, tem muita relação. São as escolas de tempo integral que implantei no meu governo. Lembro da inauguração em junho de 2.000 da Escola de Tempo Integral Severino Cavalcante lá, no coração da Pintolandia.

O desafio de oferecer o café da manhã, um lanche às 10:00 horas, o almoço ao meio dia, outro lanche às 15:00 e deixar as crianças retornarem às suas casas somente às 17:00 horas, foi algo que me tocou profundamente. Eu sabia que assim, eles não teriam quase tempo de estar nas ruas, até que seus pais voltassem do trabalho.

Eu sempre buscava saber dos detalhes do funcionamento da escola, tipo, se a comida estava boa, se a quantidade era suficiente, se estavam gostando. As respostas foram mudando ao longo do tempo. Nos primeiros 2 meses as crianças comiam quase que tanto quanto um adulto. Mas, depois, o consumo per capita caiu para um patamar menor e aí permaneceu até ao final do ano. Vieram as férias que foram bem curtas. Se muito, uns 30 dias para poder compensar o fato de ter que cumprir 2 anos letivos em somente 1 ano e meio. Regressaram às aulas e, de novo, o apetite parecia voraz, mas, como da primeira vez, 2 meses depois voltou para um consumo menor.

Meu Deus. Que pesquisa, que ensinamento estas crianças nos deram! Entusiasmado mandei construir a escola de tempo integral Luis Ritler de Brito Lucena para servir às crianças dos bairros Nova Cidade, Bela Vista e Raiar do Sol.

Mas, para minha tristeza e de todos os pais e mães dos alunos das duas escolas, estas foram perversamente transformadas em escolas convencionais, a título de economia! Faltou, ao governo que me sucedeu, saber como os americanos sabem, que educação é investimento, ou seja, o dinheiro gasto apenas com o pré-escolar - ficou provado durante longos 40 anos de pesquisa - evitou maiores gastos do próprio governo com seguro desemprego,  com despesas carcerárias e certamente com assistencia médica e hospitalar!

Ora, se até para os americanos, que têm muito menos pobres que nós, uma permanência maior na escola dá bons resultados, imaginem o bem que estas escolas de tempo integral irão fazer aos nossos  milhares de meninos e meninas, que haverão de passar pelos seus bancos?

O outro bom motivo para escrever estas linhas foi que li a boa notícia de que o Governador Ottomar vai reativar tanto a Severino quanto a Luis Ritler. Parabéns e muito obrigado em nome de todos!

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