- 05 de novembro de 2024
Brasília - Todos nós que integramos o Fontebrasil nos sentimos com a sensação do dever cumprido, ao olharmos para trás e verificarmos que o site não foi uma ilusão ou um arroubo de juventude, como muitos chegaram a pensar. Foi sim a forma que se criou para sermos uma válvula de escape aos anseios de grandeza do povo de Roraima; fomos sim um elo que uniu o interesse coletivo à verdadeira forma da livre informação e opinião na imprensa roraimense.
Não inventamos nada; apenas decidiu-se por criar um novo hábito de leitura diária para os formadores de opinião, cativando a cada dia, com um noticiário diário na internet, os leitores de Roraima.
Não se diga agora que, imbuídos por aqueles sentimentos puros do profissionalismo jornalístico, que queríamos ser os donos da verdade, ou de se fazer pensar que criamos a roda ou o fogo; longe disso, mas a verdadeira razão do Fontebrasil está na sua forma de informar, de transmitir aos seus leitores os fatos verdadeiros, doa a quem doer, desagrade a gregos e a troianos. O que queríamos como objetivo comum era que a sociedade de Roraima pudesse encontrar no site o seu apanágio de verdade, de seriedade, de ação social, de humanismo.
E temos certeza de que estamos buscando e conseguindo atingir a esse objetivo, com altivez, com responsabilidade precípua de quem deseja ser, também, sem falsa modéstia, o porta-voz de uma sociedade que está cada vez mais exigente, que deseja ser melhor informada dos fatos que lhe diz respeito de perto. Só isso! E isso não é subterfúgio, não é bazófia. É fato comprovado; é a certeza de que tivemos a visão de fazer um jornalismo mais próximo possível do que a sociedade espera de todos nós.
Não somos os melhores, longe disso. Somos diferentes? Sim, é claro. E essa diferença não se caracteriza por "somos os melhores". Não e não! É bom que se repita que simplesmente buscamos fazer a lição de casa do jornalismo sério, com a informação mais relevante possível, senso crítico - às vezes até muito crítico -, e a opinião formada sobre fatos do cotidiano, que muitos teimam em não levá-los em conta no seu dia a dia profissional.
É verdade que nesses quase três anos de existência, o Fontebrasil foi crítico, como foi criticado, injuriado pela desfaçatez de quem não quer fazer um jornalismo sério e altamente profissional. Nesse ponto, somos diferentes dos outros. Esse tempo de vida nos ensinou muitas coisas, que nos serviu de ensinamentos para continuarmos trilhando por um caminho que só os justos sabem reconhecer; só os tementes a Deus sabem diferenciar. É verdade que erramos nalgumas vezes, afinal não somos os donos da verdade, apenas a procuramos onde ela estiver. Isso também conta. É atitude, é participação nos interesses intrínsecos da sociedade de Roraima.
Por fim, 2006 estar por se iniciar e com ele novos horizontes se abrem como ocorrem todos os anos; cheio de expectativas boas, salutares; para nós, que vamos buscar cada vez mais o aprimoramento do que fazemos com a vontade de acertar; para Roraima que precisa e deve encontrar o caminho do seu desenvolvimento econômico e social. O povo roraimense clama por isso e merece ser recompensado pela ação positiva dos seus governantes
Aos nossos leitores, o nosso agradecimento penhorado por suas considerações sobre o nosso trabalho, que nos serviram de ensinamentos enriquecedores. Aos nossos amigos, leitores diligentes na avaliação diária do site, o nosso muito obrigado pela deferência de sua leitura diária.
A todos, um feliz Ano Novo!