00:00:00

Corpo de Bombeiros comemora quatro anos de emancipação

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) comemora nesta segunda-feira (19), quatro anos de emancipação da Polícia Militar de Roraima (PMRR).A data de extrema importância para seus membros representa um marco nas conquistas da instituição, fundada em 1975, durante o antigo Território Federal de Roraima.



O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) comemora nesta segunda-feira (19), quatro anos de emancipação da Polícia Militar de Roraima (PMRR).
A data de extrema importância para seus membros representa um marco nas conquistas da instituição, fundada em 1975, durante o antigo Território Federal de Roraima.
Por se tratar de uma data única, durante esta segunda-feira estão sendo realizados alguns eventos. Logo pela manhã membros da instituição compareceram ao Oratório do Soldado, no bairro Mecejana para um culto ecumênico.
Às 17 horas, marcando o encerramento das comemorações, será realizada uma formatura geral, na quadra de esportes do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). Na oportunidade serão prestadas homenagens a civis e militares que contribuíram para o fortalecimento da Corporação. Na última quinta-feira foi realizado um baile. O coronel Paulo Sérgio Santos Ribeiro é o atual comandante da Corporação.

Conquistas
As conquistas obtidas durante os quatro anos de emancipação foram muitas, com destaque para a realização do primeiro concurso público para o provimento de 200 novos soldados. Desses, 103 já incorporaram. Há quatro anos a instituição tinha em seu quadro apenas 150 militares.
Outra grande conquista para a Corporação foi ter recebido, através de uma doação da União, um terreno de 13 mil m2, na avenida Glaycon de Paiva com Castelo Branco, para construção de seu Quartel.
Merece destaque também como uma das conquistas fundamentais, a instalação em sede própria do 1º Pelotão de Bombeiros de Caracaraí, possibilitando a prestação de um serviço de mais qualidade à população.
Outra grande conquista foi através da inclusão dos Corpos de Bombeiros no Plano Nacional de Segurança Pública e acesso aos recursos do Fundo. Isso fez com que a Corporação, em conjunto com todos os Corpos de Bombeiros, participasse da elaboração do planejamento estratégico para os próximos 10 anos. Logo de início foram liberados R$ 1.2 milhão para aquisição de viaturas e equipamentos, que começam a chegar ainda este ano.
Além das conquistas materiais, a Corporação têm investido alto na qualificação de seus profissionais, tanto em cursos de formação para promoções, quanto em cursos de especialização em áreas específicas dentro e fora do Estado. Nestes quatro anos já foram formadas: uma turma de cabo, cinco turmas de sargentos, mais três de aperfeiçoamento de sargentos, quatro turmas do curso de habilitação a oficial de administração e três oficiais passaram pelo curso de comando, mais recentemente a instituição recebeu nove aspirantes que passaram pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO), três no Pará e seis no Rio de Janeiro.

Perspectivas
Grandes foram as conquistas nesses quatro anos e a partir de agora o comando do CBM-RR, pretende trabalhar para a implantação de 180 metas estabelecidas no planejamento estratégico para os próximos anos.
Dentre essas ações que serão implantadas, são prioridade a construção da nova sede do 1º Batalhão dos Bombeiros no terreno doado pela União. Uma obra orçada em R$ 2 milhões, que possibilitará o funcionamento em uma estrutura adaptada às atividades de bombeiro militar.
A convocação dos 97 concursados ainda em 2006, que possibilitará uma melhor articulação das atividades, na capital e no interior do Estado. Conseqüentemente, será possível também, a instalação de mais um posto em ponto estratégico em Boa Vista, para diminuir o tempo resposta à população. A criação do Pelotão em Rorainópolis, também é uma prioridade, pois a demanda já justifica.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO