00:00:00

Crônica do Aroldo - Negro com listas brancas ou branco de listas negras?

"Salário mínimo será de 300 reais a partir do mês de maio de 2005", "Salário mínimo ultrapassa a barreira dos cem dólares", "Depois da criação do 'Fome Zero', descobriu-se que a obesidade é problema sério no Brasil", "Aumentou o número de aprovados no ENEM", "Distribuição de kits anti-HIV alcança maior número de infectados".


 

"Salário mínimo será de 300 reais a partir do mês de maio de 2005", "Salário

mínimo ultrapassa a barreira dos cem dólares",  "Depois da criação do 'Fome Zero', descobriu-se que a obesidade é problema sério no Brasil", "Aumentou o número de aprovados no ENEM", "Distribuição de kits anti-HIV alcança maior número de infectados", "Pesquisas do IBGE têm que ser aprovadas antes da divulgação", "Caiu a diferença entre as classes sociais brasileiras", "Penitenciárias alojam menos condenados", "Depois da morte de Irmã Dorothy, novas reservas ambientais foram criadas", "Presidente afirma que o Brasil não precisa mais do FMI", "Lula diz que escondeu caso de corrupção no governo FHC"...

Essas manchetes nos noticiários nos deixam a impressão de que finalmente vivemos no País das Maravilhas. Um leitor menos atento, há de soltar fogos ao absorvê-las sem analisá-las. Vejamos o que, de fato, elas escondem:

"Salário mínimo será de 300 reais a partir do mês de maio de 2005" - Anúncio feito em novembro de 2004. Com a inflação que corrói os ganhos dos tupiniquins, quando chegamos ao mês de maio o valor nominal do salário mínimo era inferior àquele da data em que a Presidência da República trouxe a boa nova.

"Salário mínimo ultrapassa a barreira dos cem dólares" - Parece até que o salário aumentou. Nada disso, a cotação do dólar em queda quase vertical frente à nossa moeda é que deu veracidade a essa afirmação. O pobre assalariado continua fazendo mágica com seu minguado holerite.

"Depois da criação do 'Fome Zero' descobriu-se que a obesidade é problema sério no Brasil" - Pura manipulação de palavras. Deixa, porém, a impressão de que o povo passou a comer tanto que engordou demasiadamente.

"Aumentou o número de aprovados no ENEM" - Isso não quer dizer que a educação no Brasil teve alguma melhora. O Ministro da Educação determinou que a nota mínima para aprovação cairia de 50 para 45. Assim, até eu...

"Distribuição de kits anti-HIV alcança maior número de infectados" - Os kits que continham comprimidos para cobrir um mês de tratamento foram reduzidos para atender cinco dias. Quer dizer, ao longo de um mês o soropositivo combaterá um sexto dos sintomas da doença.

"Pesquisas do IBGE têm que ser aprovadas antes da divulgação" - Pura censura e manipulação. Obriga os sérios pesquisadores a apresentar números positivos em pesquisas manipuladas, ou "RUA!". (Faz-nos lembrar os planos qüinqüenais da extinta União Soviética)

"Caiu a diferença entre as classes sociais brasileiras" - Se a classe média deixou de existir pressionada por impostos e taxas absurdas de juros, é claro que desapareceu a diferença: todo mundo agora é pobre.

"Penitenciárias alojam menos condenados" - Com a concessão de indultos, penas alternativas e mortes dentro das penitenciárias, não existe outra saída: menos condenados atrás das grades.

"Depois da morte de Irmã Dorothy, novas reservas ambientais foram criadas" - Eles pensam: "Tudo bem! Temos que abafar o brutal assassinato da freira com algo que cause impacto. Criemos novas reservas e anunciemos com estardalhaço." Quem vai fiscalizá-las? A gente vê nas próximas mortes.

"Presidente afirma que o Brasil não precisa mais do FMI" - Claro, que a falta de investimentos básicos a um custo social altíssimo, fundamentou essa afirmação. Imagine que sua casa precise de reparos e manutenção; se você deixar de fazê-los tem a falsa impressão de economia. O Brasil não precisa recorrer a novos empréstimos, mas os juros altíssimos continuarão a ser pagos religiosamente.

"Lula diz que escondeu caso de corrupção no governo FHC" - Quem sabe de um crime e não o delata torna-se dele conivente. Se Lula escondeu roubo de alguém da equipe de Fernando Henrique, seu desafeto, imagine o que é feito em casos envolvendo seus pares.

Termos como "ligeiramente grávida", "quase virgem", "semi-viado", "ex-ladrão" e outros se encaixam perfeitamente na "marquetagem" do PT.

 

 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO