- 05 de novembro de 2024
A Academia de Polícia Integrada de Roraima, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, vai receber seu primeiro Telecentro, que vai funcionar no prédio do Instituto Superior de Segurança e Cidadania, ISSeC. A inauguração está prevista para segunda-feira, dia 12 às 09 horas.
O coordenador do Telecentro, coronel Gerson Chagas, falou na manhã de hoje que o projeto foi lançado em todo o País, pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Senasp, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, ANP, o programa Segurança e Educação ao Alcance de Todos, SEAT. Essa parceria foi firmada com o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Segurança Pública.
Ele explica que se trata de um ambiente de ensino-aprendizagem que tem o propósito de informar, formar, atualizar e especializar gratuitamente os operadores de Segurança Pública, através de Telecentro (Centro de Ensino a Distância).
O programa Seat é voltado para policiais Civis, Federais, Rodoviários Federais, Militares, Bombeiros e Guardas Municipais. Bastará aos alunos se inscrever no site, fazer o curso pela internet e assistir às aulas no Canal de Segurança Pública. Entretanto, os inscritos não estarão limitados ou obrigados a realizar os cursos nos telecentros. O acesso poderá ocorrer tanto de casa como do trabalho.
O programa do Seat é bastante flexível. Cada curso é composto de duas vias educacionais: um curso formatado para a educação à distância, via internet e uma parte complementar realizado por meio da TV.
As atividades de TV, entrevistas, mesas redondas, debates, entre outras terão como objetivo contextualizar e ampliar o conteúdo apresentado e estarão disponíveis apenas nos telecentros, onde estão instaladas antenas parabólicas para recepção do sinal do canal de TV exclusivo das Instituições de Segurança Pública.
O Telecentro da Academia de Polícia Integrada de Roraima dispõe de três salas: A Telesala, onde é repassado o vídeo para as aulas teleconferenciais. A Sala de Web, onde estão instalados os computadores, ao todo 15, disponibilizados aos policiais. E, também a Sala de Estação de Tutoria, onde ficarão os tutores que irão orientar os alunos que estarão participando dos cursos.
O coordenador do Telecentro explica que em cada curso serão disponibilizadas 40 vagas. Os interessados devem fazer sua inscrição no site www.mj.gov.br/seat . No ato da inscrição o policial vai criar um usuário e uma senha, dos quais deverá informar sempre em que for participar dos cursos. Cada curso será realizado por módulo, que deve ser concluído no prazo de 30 dias.
"Cada aluno inscrito nos cursos faz o seu ritmo. Aqueles que não dispõe de computadores poderão participar das aulas no Telecentro, o que deverá ser agendado previamente. Os computadores aqui instalados são modernos e ágeis, o que vai dar suporte ao ensinamento", explica o coordenador.
Os primeiros cursos disponibilizados aos policiais são: Tráfico de Seres Humanos; Local do Crime: Isolamento e preservação; Violência e Criminalidade (Estes três cursos terão tutores aqui do Estado, que fizeram cursos em Brasília e se especializaram nessas disciplinas) e, o quarto curso será o de Direitos Humanos, ministrado por Ricardo Balestrelli, um dos maiores especialistas na área de direitos humanos do País, além de ser um dos coordenadores nacional do Telecentro.
A equipe de informática da Secretaria de Segurança Pública está trabalhando diuturnamente para configurar a rede e o servidor que vai dar suporte às estações de trabalho.