00:00:00

LIÇÕES DE VIDA - Márcio accioly

Como nos filmes de Branca de Neve, Harry Potter, A Bela Adormecida e outros do gênero, o bem sempre vence o mal. Nos desígnios de Deus (que muitas vezes escreve certo por linhas tortas), o bem prevalecerá. E é preciso que estejamos atentos a armadilhas e percalços, buscando palmilhar o caminho da decência, altruísmo e da bondade divina.


Quem compareceu à cerimônia de graduação da turma pré-escolar da Escola Anjo da Guarda, na última quarta-feira (07), realizada no Centro de Tradições Gaúchas - CTG -, ouviu com atenção dois discursos proferidos pelo paraninfo das crianças do terceiro período, professor Júlio Martins.

O primeiro, dirigido aos formandos (situados na faixa etária entre sete e nove anos), versou acerca desse período mágico da existência no qual o sonho se intercala com a realidade e as marcas do dia-a-dia são impressas na mente com uma velocidade e um acúmulo de informações que só o cérebro humano processa de forma inteligente.

O paraninfo, numa linguagem didática em que buscou realizar a dificílima tarefa de se fazer assimilar pelo universo particular dos pequeninos, lembrou-lhes a importância da Escola que irá ficar permanentemente na lembrança, como fonte primária no aprendizado da leitura, escrita e operações aritméticas.

E disse-lhes que, além desse conhecimento, eles aprenderam uma outra coisa ainda mais importante: "Deus existe e não é só amor, mas também uma força e poder que se contrapõe ao mal". Que ao longo da vida as crianças irão crescendo e se tornando adultas, enquanto tomam conhecimento dessa verdade como se fosse imitação da arte.

Como nos filmes de Branca de Neve, Harry Potter, A Bela Adormecida e outros do gênero, o bem sempre vence o mal. Nos desígnios de Deus (que muitas vezes escreve certo por linhas tortas), o bem prevalecerá. E é preciso que estejamos atentos a armadilhas e percalços, buscando palmilhar o caminho da decência, altruísmo e da bondade divina.

No segundo pronunciamento, dirigido aos pais, Júlio Martins falou a respeito da responsabilidade com o futuro e com o tipo de sociedade a ser legada aos pósteros. Mostrou-lhes que a construção do país começa ali, na educação daquelas crianças e nos exemplos oferecidos pelos pais e cidadãos que as formam.

A cobrança de posicionamento digno, afirmou, "só será possível na medida que formos capazes de servir como modelo". Referiu-se aos intermináveis escândalos na cena política brasileira, em que o cinismo e a falta de vergonha substituem a seriedade e a honradez.

Assegurou que não pode existir cobrança de posicionamento digno, numa sociedade cuja primazia é pela cobiça, ganância e descaso. Falou a respeito da necessidade de se promover, "de imediato", uma espécie de mutirão cívico para que se retire o país desse caminho lodoso e movediço em que estamos todos afundando.

A palestra de Júlio Martins causou profunda impressão na audiência.

RECARREGANDO AS BATERIAS

O governador Ottomar de Sousa Pinto (PSDB) cedeu finalmente às insistências dos que lhe são próximos e anunciou ao Fontebrasil ( www.fontebrasil.com.br ) que pretende ficar "pelo menos três meses em repouso absoluto, sem fazer qualquer esforço físico".

Ottomar tem sido aconselhado pelos médicos a reduzir suas atividades, "como forma de alcançar recuperação rápida e plena depois de ter se submetido a uma cirurgia na perna esquerda no Hospital Albert Einstein em São Paulo". Ele anunciou seu retorno a Roraima para este sábado, depois de liberado pelos médicos.

Mesmo convalescente, o governador pretende presidir, no domingo, a solenidade de encerramento da Exposição Agropecuária de Roraima.

Email: [email protected]

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO