00:00:00

OPINIÃO FORMADA

"Não sei de onde o senador [Romero Jucá] tirou essa idéia de que estas ações (do Incra) seriam suspensas", disse ontem em entrevista a Folha de B. Vista, o procurador-geral do órgão, Valdez Adriani Frias. Jucá e assessores já tinham promovido o maior barulho em torno da suposta retirada da ação contra onze fazendeiros tidos como posseiros. "Só esperamos que depois não apareçam outros políticos dizendo serem os pais da criança", alertava o mais trotante dos asseclas do senador.


Bola fora
"Não sei de onde o senador [Romero Jucá] tirou essa idéia de que estas ações (do Incra) seriam suspensas", disse ontem em entrevista a Folha de B. Vista, o procurador-geral do órgão, Valdez Adriani Frias, que esteve em Boa Vista reunido com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.
Segundo ele, para a Justiça Federal as situações passíveis de regularização serão revistas pelo Incra, desde que o Judiciário entenda que os referidos "posseiros" estão dentro da legalidade e não por decisão do Incra.

"Pai da criança"
Por essa, do procurador-geral do Incra, Valdez Adriani Frias, Romero Jucá e seus "assessores" não esperavam. Já tinham promovido o maior barulho em torno da suposta retirada, por parte do Incra, da ação contra onze fazendeiros tidos como posseiros, e inclusive, os assessores já tinham carregado a "criança" na pia batismal para Romero batizá-la.
"Só esperamos que depois não apareçam outros políticos dizendo serem os pais da criança", alertava o mais trotante dos asseclas.

Blefe
Romero Jucá sair da base governista? Sai nada.
Durante esses 10 anos de mandato de senador ele nunca arredou o pé do Planalto, apesar da homologação da Raposa/Serra do Sol, da não transferência das terras da União para o Estado, das seguidas e constantes criações de reservas indígenas e ambientais que impedem investimentos em Roraima.
Puro blefe de Jucá.

Sem moral
Romero Jucá não tem moral de peitar nem o Incra e muito menos o governo. O governo ficou mal na fita com a série de denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público que marcou os seus dias na Previdência.
O Incra foi consultado pelos auditores do Basa e foi outra fonte que confirmou as tais fazendas fantasmas lá do interior do Amazonas que Romero apresentou como garantia no calote do Frangonorte.

Espernear
O que Romero Jucá vai fazer é espernear, e só. Aliás, já chamou o procurador-geral do Incra, Valdez Frias, de "incompetente". Outro dia, foi o promotor Luís Antônio, o classificado de "promotorzinho", pra depois, receber pedidos de desculpas, que não foi bem aquilo que quis dizer.
Resumo: Romero vai perder as indicações que tem dentro do governo, que tem na liderança do Senado e um possível apoio na campanha ao governo no ano que vem?

Perguntinha:
"Estou usando todo o meu peso político aqui em Brasília, principalmente junto ao Planalto e aos Ministérios para que até o final deste ano tenhamos uma definição da questão fundiária em Roraima e enquanto não conseguir tal feito não vou descansar", disse Romero Jucá em entrevista à rádio Equatorial.
Pois bem, e porque só agora "não descansar" depois de 10 anos de mandato sendo líder do governo FHC e até ministro no de Lula?

Malha fina
Novecentos mil contribuintes caem na malha fina, 81% a mais que em 2004. Último lote de restituição do IR sai hoje.
Dez milhões e meio de consumidores pagam dívidas e deixam lista de inadimplentes do Serasa. O número é recorde.

Dinheiro tem
Aproximadamente R$ 3,6 bilhões destinados à universalização das telecomunicações não estão sendo usados por falta de vontade política. A análise é do Tribunal de Contas da União (TCU), que acusa os governos de serem incapazes de formular uma política pública consistente para a aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), criado em agosto de 2000 para estimular a inclusão digital. As disputas políticas, as pressões das empresas do setor e a alta rotatividade no comando do Ministério das Comunicações colaboraram para que o dinheiro ficasse parado por tanto tempo.
Mas a falta de interesse do governo em realmente resolver a situação tem se mantido como o principal motivo de o fundo ter se tornado a maior lenda da infra-estrutura, na análise dos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU). Tanto que o tribunal determinou, na última quarta-feira, que o Ministério das Comunicações formule as políticas com as diretrizes de aplicação do dinheiro em, no máximo, 180 dias.

Sugestão
Não vai aparecer um parlamentar para contestar o aumento de até 43,4% nos valores do seguro obrigatório ou Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestre (DPVAT) no próximo ano?
Se a inflação não passa de dois dígitos, se o reajuste salarial também não, como explicar esses 43%?

Seguro-desemprego
Projeto de lei relatado pelo senador Mozarildo Cavalcanti que aumenta para seis meses o seguro-desemprego para pessoas com deficiência, foi aprovado, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Alvo errado
Deputados estaduais criticaram a bancada federal pela não regularização de terras do estado presas à União. Erraram o alvo. Basta aos estaduais um pouquinho de vontade para pesquisar que todos os deputados federais e dois senadores já protestaram inúmeras vezes, através de discursos na tribunas da Câmara e do Senado contra essa maldade do Planalto.
Só um senador, não criticou o governo (nem o de FHC, nem o de Lula) pela não transferência das terras para p domínio do estado; contra a homologação da Raposa/Serra do Sol ...

Crítica
"O programa Fome Zero do Governo Federal ficou apenas na promessa", disse ontem o deputado Luciano Castro (PL/RR). Segundo ele, o presidente Lula deixa a desejar no campo social e os programas, em especial o Fome Zero, que foi a prioridade do governo, não saíram do papel, o alcance do programa é muito pequeno, há muitas dificuldades na operacionalização do sistema e ainda há indícios de fraudes.
" O programa deveria ter um alcance muito grande em razão da grande pobreza que vive a população brasileira, fruto da falta de uma política racional da geração de empregos, também promessa do presidente Lula",argumentou Luciano.

Vai que é tua, Pelé!
Às 18h15 (horário de Brasília), o Rei do Futebol sorteia a seleção européia que fará parte do grupo do Brasil na Copa da Alemanha. Otimista, o ex-jogador espera repetir a mandinga de 2002, quando tirou a Turquia para jogar contra o time de Felipão e a Inglaterra para enfrentar a Argentina.

Consulta
A Receita Federal liberou a consulta ao sétimo lote de restituições do Imposto de Renda 2005 (ano-base 2004).
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (0300-78-0300).
Quem não teve a declaração processada até esse lote caiu na malha fina e terá de esperar a liberação de um lote residual.

Morte acidental
Em telefonema para a coluna, o delegado Francisco Araújo, disse que o policial Roberto de Lima e Silva vai alegar que não foi ele quem deu o tiro que matou o pedreiro César Augusto, numa confusa operação da Polícia Civil, que sem autorização da Justiça, foi arrastado para dentro da viatura sendo morto lá dentro.
Segundo o delegado, mesmo algemado, César Augusto travou luta corporal com Roberto depois que este mantinha sua arma localizada entre suas pernas. Ou seja, César Augusto é que desferiu o tiro contra a própria cabeça.
"Tenho que acreditar na palavra do meu policial", ressaltou o delegado Francisco, que chegou a colocar a sua arma sobre a mesa numa discussão com o secretário de Segurança.

Pergunta:
Desde quando a Polícia realiza capricho de preso e logo se tratando de mudar a posição de algemas?

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO