- 06 de novembro de 2024
O assessor especial do Ministério da Agricultura, Manoel Valdemiro Francelino da Rocha confirmou, nesta quinta-feira, 1, a sua presença na terceira etapa do Fórum Amazônico, que será realizado no próximo dia 9, no Palácio da Cultura, em Boa Vista, Roraima. Ele virá ministrar palestra sobre o "Desenvolvimento da Agropecuária na Amazônia".
Também confirmou presença no evento o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB). Havia a possibilidade de cancelamento da participação de Rigotto nos debates, mas ele ratificou a sua vinda a Roraima ao presidente do Parlamento Amazônico, deputado Airton Cascavel (PPS). O governador do Rio Grande do Sul foi o relator da reforma tributária, daí a importância da sua participação no Fórum, uma vez que a alta carga tributos é um dos assuntos de interesse da classe empresarial local.
Com o tema "Mega tendências para a Amazônia", o Fórum pretende discutir as potencialidades da região para os próximos 30 anos. O deputado Airton Cascavel diz que é fundamental a presença da classe política dos estados da Amazônia e de representantes do governo federal para que se possa debater com profundidade e compromisso os problemas enfrentados pelos povos amazônidas. Um dos temas inevitáveis a serem tratados no evento é a questão fundiária da Amazônia, especialmente no que diz respeito à regularização das terras da União em Roraima.
O historiador e coordenador-geral do Parlamento Amazônico, Amazonas Brasil afirma que a região amazônica, por sua imensidão territorial, exige enfoques diferenciados partindo de cada estado, como por exemplo, a problemática fundiária roraimense, assim como as relações fronteiriças com a Venezuela, Guiana, Colômbia e Bolívia. "Partimos do princípio de que é preciso conhecer cada vez mais a região e seus problemas para que possamos defender com autonomia os interesses locais", disse.
ISCRIÇÕES - A coordenação do Fórum Amazônico lembra aos interessados em participar do evento que já receberam a ficha de inscrição, mas ainda não a devolveram com a confirmação da sua participação, que o faça com antecedência. "O evento será realizado na sexta-feira, 9 de dezembro, e a inscrição precisa ser confirmada com urgência uma vez que as vagas são limitadas", disse Perpétua Marques, chefe do Cerimonial da Assembléia Legislativa. As fichas podem ser enviadas para o setor de inscrições do Fórum Amazônico, que fica no Cerimonial da Assembléia, ou pelo fax (95) 3224-7777.
Luiz Valério
Assessor de Coordenação do Parlamento Amazônico
Contatos: (95) 8112-2209, (95) 3621-4018