00:00:00

Desenvolvimento da Agropecuária será debatido no Fórum Amazônico

O assessor especial do Ministério da Agricultura, Manoel Valdemiro Francelino da Rocha confirmou presença na terceira etapa do Fórum Amazônico, que será realizado no próximo dia 9, no Palácio da Cultura. Ele virá ministrar palestra sobre o "Desenvolvimento da Agropecuária na Amazônia".


 

O assessor especial do Ministério da Agricultura, Manoel Valdemiro Francelino da Rocha confirmou, nesta quinta-feira, 1, a sua presença na terceira etapa do Fórum Amazônico, que será realizado no próximo dia 9, no Palácio da Cultura, em Boa Vista, Roraima. Ele virá ministrar palestra sobre o "Desenvolvimento da Agropecuária na Amazônia".

 

Também confirmou presença no evento o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB). Havia a possibilidade de cancelamento da participação de Rigotto nos debates, mas ele ratificou a sua vinda a Roraima ao presidente do Parlamento Amazônico, deputado Airton Cascavel (PPS). O governador do Rio Grande do Sul foi o relator da reforma tributária, daí a importância da sua participação no Fórum, uma vez que a alta carga tributos é um dos assuntos de interesse da classe empresarial local.

 

Com o tema "Mega tendências para a Amazônia", o Fórum pretende discutir as potencialidades da região para os próximos 30 anos. O deputado Airton Cascavel diz que é fundamental a presença da classe política dos estados da Amazônia e de representantes do governo federal para que se possa debater com profundidade e compromisso os problemas enfrentados pelos povos amazônidas. Um dos temas inevitáveis a serem tratados no evento é a questão fundiária da Amazônia, especialmente no que diz respeito à regularização das terras da União em Roraima.

 

O historiador e coordenador-geral do Parlamento Amazônico, Amazonas Brasil afirma que a região amazônica, por sua imensidão territorial, exige enfoques diferenciados partindo de cada estado, como por exemplo, a problemática fundiária roraimense, assim como as relações fronteiriças com a Venezuela, Guiana, Colômbia e Bolívia. "Partimos do princípio de que é preciso conhecer cada vez mais a região e seus problemas para que possamos defender com autonomia os interesses locais", disse.

 

ISCRIÇÕES - A coordenação do Fórum Amazônico lembra aos interessados em participar do evento que já receberam a ficha de inscrição, mas ainda não a devolveram com a confirmação da sua participação, que o faça com antecedência. "O evento será realizado na sexta-feira, 9 de dezembro, e a inscrição precisa ser confirmada com urgência uma vez que as vagas são limitadas", disse Perpétua Marques, chefe do Cerimonial da Assembléia Legislativa. As fichas podem ser enviadas para o setor de inscrições do Fórum Amazônico, que fica no Cerimonial da Assembléia, ou pelo fax (95) 3224-7777.

 

Luiz Valério

Assessor de Coordenação do Parlamento Amazônico
Contatos: (95) 8112-2209, (95) 3621-4018

luiz.valé[email protected]

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO