00:00:00

A culpa é da pizzaria - Edersen Lima

Quantas mortes ainda serão preciso para que o governo de Roraima, o Ministério Público Estadual e as polícias Civil e Militar se conscientizem de que, apesar de toda a boa vontade, há muito despreparo dos policiais civis e militares de Roraima?


Brasília - Quantas mortes ainda serão preciso para que o governo de Roraima, o Ministério Público Estadual e as polícias Civil e Militar se conscientizem de que, apesar de toda a boa vontade, há sério e perigoso despreparo dos policiais civis e militares de Roraima?

Se uma atitude drástica não for tomada no sentido de por no trabalho nas ruas, policiais treinados, preparados para a função, a morte do estudante Sandro Borges, 16 anos, será mais uma e anterior a tantas outras que engrossaram as estatísticas do governo, do MPE e das polícias.

De certo, e sem nenhuma sombra dúvida, o policial autor do disparo que matou Sandro não teve - nem em pesadelo - a intenção de tirar uma vida. O objetivo da PM na confusão armada nas proximidades da Pizzaria Margot era acabar com o tumulto. Fatalidade.

Por outro lado, fica difícil a justificativa de que houve necessidade de um "disparo para o ar", como conta uma das versões do incidente. Em qualquer lugar, seja em qualquer festa, a polícia quando chega impõe respeito, e em muitos casos, medo. As pessoas se retraem, se acalmam e se acovardam.

Uma testemunha ouvida pela coluna disse que a PM chegou apresentando armas. Ele ainda teria tentado argumentar sobre a não necessidade do armamento exposto. Sentiu no rosto o a temperatura fria de uma delas com o aviso para "sair da frente".

Tiros para o ar para dispersar multidões ou assustar bandidos em fuga é válido. Tiros para ar, repito. Atirar debaixo de marquises ou em linha horizontal é despreparo, ou pior, crueldade. Prefiro acreditar no despreparo.

O coronel Márcio Antony, chefe de operações da PM, informou que solicitou ao MPE para acompanhar o inquérito da Corregedoria da PM. Disse também que os policiais envolvidos na mal sucedida "operação Margot" estão afastados, traumatizados e que vão receber acompanhamento psicológico. Meio tarde para esse tipo de avaliação, não é?

No mais, não duvide amigo leitor, é bem capaz de surgir alguma mente brilhante com idéia estupenda determinando que a Pizzaria Margot fique fechada por tempo indeterminado. O saque da arma do PM que deu o tiro que matou Sandro, foi culpa da pizzaria.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO