- 06 de novembro de 2024
Quem passasse pela estrada veria dezenas de Pampas, Opalas, Caravans, Kadets e veículos congêneres, com tanques devidamente redimensionados, estacionados na região da Boca da Mata. Ali perto, sob a copa de frondosas e centenárias árvores, rolava a reunião de congraçamento e comemoração do OTIP - Organização dos Transportadores Informais de Petróleo (É. A exemplo da OPEP, eles cartelizaram a coisa). Os sindicalizados dançavam ao som de músicas indígenas e forrós de qualidade duvidosa, embalados por mocororó, caxiri, cerveja Polar e cachaça. Muita cachaça. Maracatu Raposo, representante da maloca mais populosa, era só sorrisos.
O decano naquele meio tomou uma bem servida dose de black label, abriu a ampa traseira da carroceria da sua reluzente L-200, ligou o microfone, pediu silêncio aos seus pares e começou o pronunciamento.
- "Parentes! Hoje, 28 de novembro, é um dia muito importante pra nós da reserva. É um marco. É o dia da vitória. Vamo tombá esta data pra comemorá nossa vitória maior... Nossos concorrente tudo, os otário que recolhe imposto, paga por instalação, funcionário, segurança e conveniência jogou a toalha. Tudos os posto de combustive de Boa Vista tão tudo fechado pro num sei quanto tempo. Isso, parentes, demonstra a força que nós temo. É uma portunidade sem igual. Nós num podemo ficá aqui só de comemoração. Vamo aproveitá. Proponho que enquanto os posto dos otário tiver fechado, tudos os proprietário de posto informal, venda as gasolina a dois real e vinte e óleos disel a um e dez. A gente compensa a perda na medição dos carote... Vamo estabelecê que nosso litro vai tê novecentos mililitro. Tá bom ansim? Quero aproveitá pra ´nunciá que os contato com os importadô informal de cerveja, sardinha, vassoura e alho já tá bem caminhado e que, logo, logo, nós vamo abocanhá tudo o mercado de frontera. Já conversamo com os pessoal da igreja e cum o representante do ministro Tomaz que prometerum negociá com as polícia para deixá de nos presseguir e deixá nós trabalhá em paz. Vencemo, parentes!
Desceu do palanque improvisado sob gritos e aplausos, tomou nova talagada de uísque, entrou na sua picape e arrancou sob uma nuvem de poeira.
e-mail: [email protected]
Nota do autor: 28 de novembro, segunda-feira, os proprietários de postos de revenda de combustíveis da cidade de Boa Vista resolveram fechar seus estabelecimentos por tempo indeterminado, em protesto pela ausência de medidas mais enérgicas no combate ao descaminho e contrabando de gasolina e óleo diesel procedentes da Venezuela. Estima-se que 30% do combustível consumido no Estado de Roraima seja vendido na ilegalidade. Há algum tempo, jornais roraimenses noticiaram a prisão de alguns indígenas da Reserva Raposa/Serra do Sol envolvidos com a contavenção. Por outro lado, o comércio formiga de alho, cerveja, sardinha em lata e outros produtos causam sérios prejuízos à economia roraimense.