- 06 de novembro de 2024
Brasília - Os deputados e senadores poderão apresentar emendas ao orçamento da União para 2006 até a próxima terça-feira 29, cujo prazo se expirava amanhã, sexta-feira. Em decisão do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), por proposta de parlamentares, as emendas deverão ser apresentadas à comissão até a meia-noite de terça-feira.
A prorrogação desse prazo agradou as bancadas regionais, muitas delas com dificuldade para destinar os recursos orçamentários para o próximo ano, em vista de, no caso das emendas parlamentares, os deputados e senadores terem de destinar dos R$ 5 milhões a que cada um têm direito, destinarem 30 por cento das verbas para a área da saúde.
O senador Gilberto Mestrinho convocou para o dia 30, quarta-feira, uma reunião dos membros da comissão para definirem a estratégia de votação das matérias, principalmente os créditos que o governo federal tem solicitado para liberação, até o último dia do período legislativo, previsto para 15 de dezembro, quando o orçamento geral da União deverá estar discutido e aprovado pelo plenário da CMO e no Congresso Nacional. "Acho difícil votarmos o orçamento antes desse prazo, tendo em vista a posição da oposição de obstruir as votações na comissão", previu o senador Gilberto Mestrinho.