- 06 de novembro de 2024
Novembro
Sim. Realmente, novembro é um mês singular para a política roraimense. No ano passado, caia definitivamente Flamarion Portela, num golpe duro em quem já contava certo com cinco indicações para aquele secretariado.
Na noite daquela decisão do TSE, milhares de pessoas foram às ruas comemorar. Não estavam ali somente amigos, correligionários e eleitores de Ottomar Pinto, estava o cidadão comum, estressado por uma administração que simplesmente não aconteceu.
"Efeito novembro"
Quem passou ontem no final da tarde no escritório do senador Romero Jucá deve ter se lembrado daqueles 3 a 0 da França sobre o Brasil na final da Copa de 1998, tamanho era o desânimo ou coisa parecida.
"É o efeito do novembro, tão esperado que acabou dando chabú", disse um assessor gaiato, se referindo à decisão do desembargador federal Olindo Menezes, que considerou o juiz Hélder Girão Barreto sem competência para julgar o processo do secretário de Relações Fronteiriças, Neudo Campos, até que a Terceira Turma do TRF decida.
A defesa do secretário foi coordenada pelo advogado Alex Ladislau.
Complicam
De acordo com o que se ouviu ontem na rádio Equatorial, a condenação de Neudo Campos pelo juiz Hélder Girão Barreto era coisa certa. Pra quem sofre acusação de ter interesse pessoal em condenar um acusado, as análises feitas na rádio só complicam e fortalecem infundada suspeita, não é?
Embalo
Caso o TRF decida que não cabe à Justiça Federal em Roraima julgar o secretário Neudo Campos, ela pode manter o embalo e decidir sobre a condenação da prefeita Teresa Jucá, aplicada pelo Tribunal de Contas da União, por desvio de dinheiro público.
O processo de Teresa ficou perambulando durante quatro anos pelos corredores da Justiça Federal em Roraima. A própria prefeita tem interesse de ver logo o caso encerrado.
O autor
Olha só quem foi que denunciou à Polícia Federal o esquema dos gafanhotos e fez pressão no Ministério da Justiça para que a PF realizasse a Operação Praga do Egito, que culminou na prisão de 54 pessoas.
Para a imprensa daqui de Brasília, Romero Jucá assumiu que foi o autor das denúncias dos gafanhotos. No dia 12 de abril deste ano, Jucá afirmou a repórter Christina Samarco, de O Estado de S. Paulo, que foi o autor das denúncias dos gafanhotos e, por terem sido presos, seus adversários políticos o perseguiam, pois ele não deve nada ao Basa, no rolo do Frangonorte.
"Desequilibrio de derrotado"
Falando em denúncia, segundo o jornalista Humberto Silva, isso é uma característica de Romero Jucá, que, "quando não encontra defeito nos seus adversários, dá um jeito de arrumar um". Humberto ainda diagnostica que Jucá sofre de "desequilibrio de derrotado". Veja texto abaixo:
Corrida
O secretário de Educação, Hildebrando Falcão, entregou na manhã desta quarta-feira no seu gabinete cincos passagens terrestres para atletas da Federação Roraimense de Atletismo (FERA), que vão representar o Estado na III Corrida de Rua do Hemocentro do Estado do Amazonas, que vai ser realizada em Manaus no próximo sábado (26).
Os corredores Randerson de Lima, Ligéria Castro, Ricardo Anjos, Antônio Lucilane e Cleberson Sarmento formam a equipe que vai representar Roraima na corrida.
A corrida do Hemoan está na sua terceira edição e terá um percurso de 7 quilômetros com largada em frente ao próprio Hemocentro. Os atletas são os melhores colocados no ranking da Federação Roraimense de Atletismo.
Cartões
Já estão disponíveis no Unibanco os cartões de credito dos 12 mil servidores estaduais efetivos e comissionados que prestam serviços nas secretarias e órgãos da administração direta do Estado.
A entrega dos cartões serão realizadas nas secretarias onde o servidor presta serviço.
Os servidores devem comparecer ao local munido dos documentos de Carteira de Identidade e CPF, no horário de expediente.
Eleitoral
O presidente do TRE, desembargador Robério dos Anjos, alertou ontem sobre o que é propaganda política e o que é propaganda eleitoral. A primeira, pode o parlamentar o ou o Executivo informar sobre suas ações. Já a segunda, só em época de campanha.
A julgar pelo o que disse Robério e pelo o que se viu de propaganda na festa de São Luís do Anauá, pelo menos cinco deputados federais e estaduais estariam fora das eleições do ano que vem.
CONCURSO
Quer ganhar R$ 6,6 mil? Inscreva-se para o TCU (Tribunal de Contas da União) que está oferecendo 72 vagas para analista de controle externo. Candidatos têm até o dia 25 para fazer a inscrição, somente pelo site www.esaf.fazenda. gov.br. Aprovados poderão trabalhar no Distrito Federal e em outros estados. As provas estão marcadas para 21 e 22 de janeiro.
"Juiz ladrão"
Num bate-boca corriqueiro no corredor dos detentos da Polícia Federal em São Paulo, o juiz Rocha Matos, preso pela operação Anaconda teve que ouvir esse depois que quis furar a fila do almoço e reclamou dizendo que era magistrado:
"Saí pra lá juiz ladrão!".
Bolada para os milicos
O Senado aprovou ontem um projeto de conversão de autoria do governo que reajusta em 13% os salários dos militares das Forças Armadas. A proposta, que será agora sancionado pelo presidente Lula, diz que o reajuste é retroativo a outubro deste ano.
Mais prazo para Capiberibe
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou ontem parecer do relator Edison Lobão (PFL-MA) no recurso do senador João Capiberibe (PSB-AP). Capiberibe teve o seu mandato cassado e, por meio de liminar no Supremo Tribunal Federal, reassumiu o mandato sob a alegação de não ter tido direito a ampla defesa.
Agora, Capiberibe terá cinco dias úteis, a partir da notificação, para apresentar sua defesa na Secretaria-Geral da Mesa. Caso isso não ocorra, a própria Mesa do Senado definirá um advogado para defendê-lo e dará prazo de mais cinco dias úteis.
Macaco Simão:
E o diretor da CIA: "Nós não praticamos tortura. Mas obtemos informações através de interrogatórios com meios únicos e inovadores". Tucanaram a tortura! Rarará!