00:00:00

ORÇAMENTO - Bancada decide pelo consenso

Depois de um início tumultuado beirando a gritaria e de quase duas de reunião os deputados da bancada do Estado decidiram pelo de sempre, ou seja, entraram num consenso de que Roraima deve priorizar no orçamento de 2006 a infra-estrutura, os municípios e o ensino superior.


Da Redação

Brasília - Depois de um início tumultuado beirando a gritaria e de quase duas de reunião os deputados da bancada do Estado decidiram pelo de sempre, ou seja, entraram num consenso de que Roraima deve priorizar no orçamento de 2006 a infra-estrutura, os municípios e o ensino superior.

São duas emendas de cada senador, uma de cada deputado federal para emenda de bancada, e por último quatro emendas compartilhadas entre só os parlamentares da Câmara, "e são estas as mais difíceis para se chegar a um consenso", relatou Alceste Madeira, coordenador da bancada.

A discussão entre os deputados, assim como destacou Madeira se estendeu justamente no item em que se refere as quatro emendas coletiva, onde os deputados determinam em bloco onde devam ser dirigidos os recursos do orçamento.

Ficou acordado que duas emendas serão direcionadas para a conserva e restauração de rodovias federais, neste caso atenderá especialmente as BR´s 174 e 210, respectivamente; uma para atender diretamente os municípios, até 30 mil habitantes; e uma para o ensino superior, que virá da Suframa. 

As demais emendas que são individuais, estas que estão sendo encaminhadas por cada deputado ao coordenador da bancada para se juntar ao material que será defendido pelos parlamentares junto ao relator da Comissão Mista de Orçamento, deputado Carlito Mers (PT/SC).

UNIDADE -
Todos os parlamentares ao final da reunião saíram aliviados e menos tensos, e mantiveram o mesmo discurso de que o embate nas reuniões é algo normal, e que na decisão final o que valeu foi o entendimento.

- É normal que um parlamentar queira puxar mais para um lado e outro puxe para outro lado, mas depois tudo fica certo, e, mas o importante é que tudo é em benefício ao Estado", disse o coordenador da bancada, deputado Alceste Madeira (PTB).

PL ATUA MAIS EM CONJUNTO QUE OS DEMAS PARLAMENTARES

A discussão na reunião da bancada se deu início quando os deputados do PL, Almir Sá e Luciano Castro destacaram que tem conseguido junto ao ministério que é do seu partido, os Transportes, que tem à frente um amazônida, o ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento, mais recursos do que em outras pastas do governo Lula.

Segundo Castro é desta pasta que o Estado tem empenhado, do orçamento de 2005, recurso para ser investido nas estradas de Roraima. Assim como acontece com boa parte de outros estados, "do orçamento de 2005 nada tem sido liberado, de forma efetiva", ressalta Alceste Madeira.

Sá diz que o PL tem conseguido liberar suas emendas por ter um parceiro no ministério dos Transportes, "que é o ministro Alfredo, que tem se esforçado". Segundo o deputado, os outros deputados da bancada de Roraima também tem ministros em outras pastas, "mas o que tem sido feito é um trabalho em conjunto entre eu e o deputado Luciano", afirma Sá.

Os demais parlamentares negaram que esteja havendo algum sentimento de ciúme entre eles por conta do PL ter tido mais recurso liberado para o Estado. "O que existe é que o Estado tem certas prioridades, como no caso da infra-estrutura, e precisamos investir, e o PL tem o ministro dos Transportes", disse Chico Rodrigues, um dos últimos a chegar na reunião, que enfatizou ainda que apesar de discordar de certos pontos na reunião, "o que prevalece ao final é o consenso de que estamos trabalhando para o Estado".

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO