- 06 de novembro de 2024
VINAGRE: Frase da hora entre os colegas de plantão: "como adiantamos aqui..."
"> AZEITE DOCE: A Rebouças e Cia. colocará toda a sua linha de produtos na Expofer, desde a água mineral, sucos, refrigerantes e claaaaro, a Nova Schin. Serão dois caminhões frigoríficos entupidinhos, para abastecer barracas e ambulantes, oferecendo conforto e qualidade aos seus clientes.VINAGRE: Frase da hora entre os colegas de plantão: "como adiantamos aqui..."
"> AZEITE DOCE: A Rebouças e Cia. colocará toda a sua linha de produtos na Expofer, desde a água mineral, sucos, refrigerantes e claaaaro, a Nova Schin. Serão dois caminhões frigoríficos entupidinhos, para abastecer barracas e ambulantes, oferecendo conforto e qualidade aos seus clientes.VINAGRE: Frase da hora entre os colegas de plantão: "como adiantamos aqui..."
">AZEITE DOCE: A Rebouças e Cia. colocará toda a sua linha de produtos na Expofer, desde a água mineral, sucos, refrigerantes e claaaaro, a Nova Schin. Serão dois caminhões frigoríficos entupidinhos, para abastecer barracas e ambulantes, oferecendo conforto e qualidade aos seus clientes.
VINAGRE: Frase da hora entre os colegas de plantão: "como adiantamos aqui..."
José Claudino, Romero Tiam Fook e Jerson José,
lançam parceria.
BEM LOCALIZADA
Os empresários JOSÉ CLAUDINO e JERSON JOSÉ inauguram nova Localiza no Posto Tiam Fook, na Ville Roy, lado oeste.
***
O coquetel de lançamento da locadora de carros foi ontem, no Baba Gula, com lista de convidados especiais.
***
Entre os que por lá marcaram presença, o casal RUI & CRISTINA PAIM * A empresária LEYLA KING, da Maykan Turismo * SILVAN LEITÃO & CONSUELO OLIVEIRA * a colunista REGINA MALLMANN * HARISSON MORAES & VALESKA GARCÊS * O comandante CHICO MESQUITA, da Meta e MARCELO REIS BARBOSA, da Infraero, entre outros.
TENDÊNCIA
A terceira etapa do Fórum Amazônico, que acontecerá por aqui em dezembro terá como tema "Mega-tendências para a Amazônia".
***
Entre os convidados ilustres que discutirão as potencialidades da região para as próximas décadas, o presidente do Parlamento Amazônico, deputado AIRTON CASCAVEL, está articulando a vinda do governador do Rio Grande do Sul, GERMANO RIGOTTO, do governador do Pará, SIMÃO JATENE, e de representantes dos governos da Venezuela e da República Cooperativista da Guyana.
***
Para quem não sabe, o Fórum é uma série de encontros promovida pelo Parlamento Amazônico - organismo que reúne deputados estaduais de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Pará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Silvan Leitão e Consuelo Oliveira, no coquetel da Localiza
RETIFICANDO
Matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista, no último dia 14, que traça o perfil do empresário e diamantário ARTHUR BARRADAS é de suma importância num estado onde a Memória é sempre relegada (vide o estado de sobrevida do Museu de Roraima) e os historiadores de plantão não primam pela exatidão...
***
E por isso mesmo, pela falta de exatidão, é que tomo a pena:
***
O referido senhor foi um diamantário bem sucedido, e também fez história, mas, nunca, um pioneiro. A própria data em que chegou ao já Território Federal de Roraima, em 1957, nega-lhe o mérito.
RETIFICANDO II
Todo roraimense com mais de 50 anos sabe que o Tepequém foi lavra de posse da família BRASIL (documentos à disposição) incluso o garimpo, de onde as pedras de diamantes vinham às pratadas (fotos de pratos fundos cheios de diamantes à disposição também, no acervo da família)...
***
E que o ouro por aqui não era mercadoria de valor. Aliás, àquela época, ouro, "só para vender para dentistas". Muitos comerciantes não aceitavam pagamento das "cadernetas" com ouro. O negócio mesmo, no tempo dos pioneiros como SEVERINO MINEIRO,Seu LISBOA e ADOLPHO BRASIL -só para citar alguns, eram os diamantes.
***
Que também já eram comercializados no mercado internacional, naquelas priscas eras em que Boa Vista era apenas município do Amazonas, via Guyana Inglesa e Venezuela...
Marcelo Reis Barbosa e Chico Mesquita, convidados Localiza.
RETIFICANDO III
A coluna não quer, de maneira alguma, desacreditar a reportagem ou o entrevistado (que, até por ter chegado por aqui "depois", não tinha a obrigação de saber do passado, assim como minha amiga jornalista que assina a reportagem), mas fazer justiça a muitos garimpeiros que deram suor e até a vida nos garimpos daqui e cujo trabalho foi vital para a ocupação e o resguardo deste rincão:
***
O garimpo de diamantes, bem mais do que o de ouro,incentivou a migração, desenvolveu o comércio e a economia, fomentando o embrião de desenvolvimento do que, hoje, é o estado.
***
Os equívocos da reportagem trazem à tona um assunto por demais delicado: a falta de fontes de consulta sobre a história de Roraima e/ou a superficialidade dos historiadores oficiais que, por falta de coragem, tempo, disposição, imparcialidade ou mesmo incompetência, se limitam à história recente...
RETIFICANDO IV
E, para encerrar o assunto: energia elétrica já existia por aqui também, com uma usina a vapor desde que Boa Vista era uma vila e a luz ia embora às 22h, quando o motor era desligado para economizar combustível.
***
Ah, e se alguém se der ao trabalho de procurar seu paradeiro, até a algum tempo atrás, uma carcaça do primeiro motor gerador de energia elétrica decorava os jardins em frente a CER...
***
Um motor Diesel, de marca alemã, adquirido na gestão de um ilustre e visionário cidadão que, como a Prefeitura não tinha posses, doou o motor e também a fiação (fios de cobre) para que toda a cidade tivesse luz elétrica... O nome do cidadão? Bem, como os historiadores oficiais da cidade nunca vão contar, conto euzinho aqui: CEL. ADOLPHO BRASIL, avô do colunista.
Ivone Duarte e o filho Paschoal.
FRUTOS-DO-RIO
Um almoço em homenagem ao amigo JAMIL XAUD levou à cozinha IVONE DUARTE, para um verdadeiro "banquete" amazônico:
***
Caldeirada de Aracu-Cabeça-Gorda, Tucunaré Recheado ao Forno, Pacu Frito e Escabeche...
***
Huuumm, deliciosos!
QUEDA DE BRAÇO
Não sei o que ensinaram aos colegas jornalistas na faculdade, mas, ao que parece, se faz muita confusão entre furo de reportagem e notícia adiantada...
***
E, como "Tio Júnior" hoje está numa veia professoral, vamos tentar: muitos veículos por questão de horário de fechamento ou mesmo por causa da Internet, adiantam notícias que só depois os concorrentes darão, embora tenham tido acesso à informação... Isso é "sair na frente", mas não pauta ninguém.
***
Já o furo independe do tempo que um ou outro recebeu ou receberá a notícia... O furo é o inusitado, o que não foi "relisado", o que não estava ali e que o jornalista descobriu primeiro e que vai pautar os concorrentes...
***
Tá combinado?
QUEDA DE BRAÇO II
Lembram da nota sobre a disputa VARIG X GOL cá na coluna, semana passada? Pois é, a primeira colocou mais um vôo para abocanhar as sobras que a concorrente pretendia explorar...
***
Mas, pelo visto, o tiro acertou também no pé:
***
Conseguiu fazer com que a concorrente suspendesse alguns vôos por deficiência de passageiros... Mas, pelo mesmo motivo, já fala em suspender o vôo extra... E já neste início de alta temporada.
***
Que coisa.
O presidente da Federação de Futebol de Roraima, Zeca Xaud,
o anfitrião Chagas Duarte, e o homenageado, Jamil Xaud,
no almoço de ontem
MALVADEZA
"Falar com a Kate" é a mais nova gíria entre os usuários de cocaína para convidar alguém para uma cafungada...
***
Tudo por causa do vídeo-flagra da top model KATE MOSS cheirando umas carreirinhas e que a mídia mundial detonou, e que quase faz a carreira da bela virar (desculpem) pó ...
***
Várias griffes para as quais a modelo riscava as passarelas cancelaram contrato com ela.