De: Laullimâ
Para: [email protected]
Data: 15/11/2005 08:56
Assunto: A Onda de Vandalismo
Caro Edersen Lima, é preciso que façamos uma reflexão do que está acontecendo
no tocante a onda juvenil de vandalismo.
As seguidas ondas de Vandalismo na França e que se espalharam pela Bélgica e
Alemanha do ponto de vista racional é ilógico, mas demonstra a imensa
segregação racial, e por conseqüência sócio-econômica que sofrem as colônias de
migrantes desses países, que vivem das migalhas de uma sociedade hipócrita que
não os vê como cidadãos, mas como escória, encurralados em guetos, e que no
Brasil chamamos de favela, sem direito a uma educação de qualidade, sem direito
a saúde, lazer, empregos decentes, será que estamos falando da União Européia,
ou do Brasil? Pois bem, que essa onda executada por crianças e jovens com
idades que variam de 11 a 16 anos de idade sirva de alerta para as políticas
assistencialistas e de puro cunho eleitoreiro voltadas para a infância,
adolescência e juventude que são praticadas no Brasil. Por que há tantos jovens
analfabetos funcionais no Brasil? Por que há milhões de jovens analfabetos
digitais, portanto sem qualificação profissional para o mercado de trabalho?
Por que as crianças assistidas pelo PETI têm tantos problemas de convivência
familiar, de rendimento escolar e de aprendizagem, por que não é feito um
acompanhamento pedagógico do programa? Por que há tanta evasão escolar das
crianças, adolescentes e jovens que participam de programas e projetos
assistencialistas? Por que há tantos casos de crianças, adolescentes e jovens
assistidos por programas e projetos assistencialistas envolvidos nas escolas e
nas suas comunidades em casos de bulling, agressões, brigas, e até mortes
passando despercebidos, e o que é pior, sem que sejam tomadas às devidas
providências? Por que depois das 22h00m é comum vermos grupos de menores
perambulando pelas ruas? Por que há tantos casos de Prostituição Infantil e
agressões sexuais? Por que há tanta violência exarcebada pelos meios de
comunicação e Games? Por que está acontecendo um crescimento alarmante da
Violência Urbana (assaltos, seqüestros relâmpagos. Latrocínios, roubos) apesar
do Desarmamento? Por que há tanta Violência no Trânsito? Sem que seja tomada
nenhuma medida pelas "autoridades competentes"? Quais são as políticas públicas
voltadas para a Juventude, que garantam Educação com qualidade, capacitação e
qualificação profissional, Bolsas de Estudo (que não sejam direcionadas a
apadrinhados políticos), Acesso as Universidades e Geração de Empregos,
Projetos concretos de Inclusão Digital para os próximos 10 anos dentro de uma
Agenda Social e, principalmente, quais são as garantias para a implementação
dessas políticas e quais as garantias da legalidade dessas ações? Por que há
tão pouco investimento em Educação, apenas 3% do PIB. São perguntas que
deveriam ser avaliadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal para que
sejam discutidas, realmente, em parceria com as comunidades e a sociedade civil
organizada, e a partir daí deliberar quais as medidas necessárias para amenizar
os seus dilemas?Ainda, segundo a Representante do UNICEF no Brasil,
Marrie-Pierre Poirier são 27 milhões de crianças e jovens brasileiros
miseravelmente excluídos da sociedade (Istoé/1881-2/2005), e cerca de 740 mil
crianças fora das escolas, o que é um número alarmante e representa muito bem
o cuidado que está sendo tomado com o futuro do Brasil .
Por outro lado, aqui em Roraima, as Associações de Bairros, os Grupos
Culturais, Os Clubes de Mães (a não ser aqueles apadrinhados por alguns
políticos) passam por um período crítico de descaso governamental e total falta
de apoio, além de depredação de patrimônio público, só sendo lembrados em anos
eleitorais eventualmente, deixando bairros periféricos sem opções de Cultura,
Esporte e Lazer, ou eventualmente, quando há uma programação de seis em seis
meses com um "pacote cultural" no qual NÃO são valorizados os talentos em
potencial das comunidades. O que resta de opção de Cultura, Esporte e Lazer nas
comunidades são alguns projetos independentes, e que são contínuos realizados em
alguns bairros por iniciativa de alguns abnegados cidadãos e Grupos Culturais e
totalmente rechaçados por políticos que não podem tirar proveito político dos
mesmos. Por que em Roraima não institucionalizam o Projeto "Escola Aberta"?
Enfim, posso até estar enganado, mas isso tudo é mínimo básico estabelecido pela
Constituição Federal no seu art.5º, e no ECA no seu art. 4º,ou seja, o conceito
básico do que é DEMOCRACIA, e que não me venham com justificativas desconexas
e irreais.