- 06 de novembro de 2024
Por Daniella Assunção
Com a proximidade das férias escolares e as festas do fim de ano, o Decon volta a alertar os consumidores para a importância de se tomar cuidado com os pacotes turísticos, as compras de passagem ou até mesmo com a reserva de hotéis e aluguel de imóveis por temporada. O diretor do Decon/RR, Pedro Pinto, esclarece que, nesta época do ano, as reclamações mostram que ainda é grande o número de pessoas lesadas.
Ele cita dois problemas comuns enfrentados pelos consumidores: cancelamento de pacote e a prática do Overbooking na hora do embarque, que é a venda de passagens acima da capacidade da aeronave, e irregularidade de empresas aéreas e de ônibus que descumprem contratos.
"Quem chegar primeiro, viaja. Aquele cliente que mesmo tendo feito a reserva e tenha chegado na hora certa, acaba prejudicado porque as vagas já se esgotaram" disse.
Caso isto aconteça, Pedro avisa que a empresa é obrigada a acomodar o passageiro em outro vôo, arcando com as despesas relativas a refeições, telefonemas, transportes e acomodações, se for o caso ou, reembolsá-lo.
Para evitar aborrecimentos, é fundamental que o consumidor ligue para o Decon e verifique se existem reclamações contra as empresas. Pedro enfatiza ainda que é considerado enganoso qualquer tipo de publicidade que induza o consumidor ao erro. Por isso, é necessário guardar folhetos publicitários e anúncios de jornal, para futuras contestações judiciais.
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