- 06 de novembro de 2024
Quando, em 1979, o brigadeiro Ottomar Pinto chegou para governar o então território federal de Roraima pela primeira vez, Antonio Mecias Pereira de Jesus era mais um jovem servidor público que trabalhava como mensageiro no Palácio 31 de Março, depois batizado como "Senador Hélio Campos".
Passados 20 e poucos anos, a vida quis novamente que os dois destinos se cruzassem, Ottomar depois de ter governador Roraima em duas ocasiões, ser deputado federal e prefeito da capital, Mecias de Jesus, após de ter sido secretário municipal em São João da Baliza, vereador, suplente e deputado estadual em dois mandatos e presidente da Assembléia Legislativa do Estado.
Com a vacância do cargo de governador e em cumprimento a uma decisão judicial, o maranhense oriundo de uma família humilde, assumira o cargo máximo do executivo estadual por algumas horas, enquanto eram cumpridas as formalidades para a posse do novo governador de Roraima, Ottomar Pinto. Estava concluído um dos mais conturbados processos de transição política no Estado com a cassação de um governador e a posse imediata do segundo colocado, após meses de angústia e disputas nas cortes judiciais.
Na época Mecias declarou que estava ali cumprindo o papel constitucional a ele atribuído de conduzir a transição de forma mansa, pacífica, ordeira e democrática. "Somos conhecedores e obedientes dos ditames legais, mas antes de tudo entendemos que a sociedade não merece mais permanecer nesta indecisão," declarava na época.
Como presidente da assembléia Mecias de Jesus esteve ao lado do governador em todas as ocasiões, na aprovação de leis, readequação do orçamento, recomposição da base na própria casa, na luta para formatar um grupo político competitivo, que juntasse todas as forças realmente comprometidas com o futuro de Roraima e principalmente como parceiro no dia-a-dia administrativo que ali se iniciava.
Leis foram aprovadas, mudanças foram feitas em todos os setores da administração pública, reformas administrativas e orçamentárias foram concluídas, órgãos públicos foram criados e outros extintos e administradores públicos foram sabatinas pelos deputados estaduais, só para citar algumas das algumas das atividades desenvolvidas pelo legislativo estadual em seu novo momento.
Ano positivo
Um ano depois, de ter sido empossado pela terceira vez como governador, Ottomar Pinto, tem conduzido o Estado - segundo o deputado Mecias de Jesus - da melhor forma possível, promovendo as mudanças necessárias, consolidado sua base política na ALE-RR e em todos os quadrantes políticos e formando um leque de partidos que lhe darão sustentação no processo eleitoral de 2006.
Dentre as conquistas enumeradas neste primeiro ano de gestão de Ottomar Pinto, Mecias destaca o controle das finanças públicas, a economia de recursos que já sendo investidos na reconstrução do Estado e preparação do Estado para o recebimento de investimentos privados.
Mecias afirma que hoje os principais problemas da população estão sendo enfrentado ferozmente, a educação, a saúde e a principalmente a malha viária estadual (rodovias e vicinais). Mecias destaca o asfaltamento da BR 210, entre São João da Baliza e Caroebe como uma das maiores conquistas da população do sul do Estado.
Além de inovar, mudar, adaptar e adotar outras medidas com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais, Mecias diz afirma que o governador teve a humildade e a grandeza de manter e até ampliar os programas sociais já em andamento, como o Vale Solidário e o Pró-Custeio.
- Estivemos presente em todas as conquistas proporcionadas pelo governo do Estado, na aprovação da Lei que cria universidade estadual, na criação da Bolsa Universitária e o Estágio Remunerado e principalmente com uma bancada unida e coesa em defesa de um novo tempo para nosso Estado e isso se dará através do exercício da política protagonizada pela liderança e pela experiência do governador - afirma Mecias.
Ensinando vencedores