- 07 de novembro de 2024
Traquinagem fotografada
Técnicos da Consultoria Jurídica do Basa consideram a segunda auditoria feita sobre as tais fazendas fantasmas apresentadas como garantia do papagaio do Frangonorte feito junto ao banco, como a mais bem detalhada com apoio tecnológico já realizada pela instituição. Até fotos de satélite demonstrando que nadica de nada - só assombração - existe nos locais apontados como de áreas das fazendas apresentadas como valiosa garantia do empréstimo feito adivinhe o amigo leitor por quem?
Plano B
Político sem plano B é político de um só mandato e olhe lá. Assim sendo, o vice-prefeito Iradilson Sampaio já tratou das opções A e B, onde A é igual a assumir a prefeitura na quase descartada candidatura de Teresa Jucá para o Senado, e B é igual candidatura apara deputado estadual.
Com relacionamento estremecido com a prefeita, Iradilson deve tratar com mais atenção a campanha para deputado estadual. Pra isso, o irmão Ionilson Sampaio emplacado por ele na Superintendência da Funasa já articula reuniões no interior.
Assim sendo...
Dentro desse cenário, o candidato a deputado estadual Iradilson Sampaio coligaria com que grupo político?
Adjetivos
Nos últimos dias Teresa Jucá tem se referido com adjetivos a Iradilson. Adjetivos esses que nada têm a ver com "falso", "traidor" e "alcoólatra".
Já o vice prefeito tem mantido a discrição. E quase nem se vê quando entra ou quando sai de seu gabinete.
"Golpe feio"
A desavença causada por falta de tato e diplomacia entre Teresa e Iradilson é vista por assessores do casal - aqueles que tanto trabalham para a prefeita como para o senador - como um "golpe feio" na estrutura do grupo político que já não é muito grande e pode ficar pela primeira vez dividido.
"O problema da Teresa é que o Iradilson é muito querido pelo pessoal da Prefeitura, tem o respeito de todos os políticos, tem ótimo relacionamento com o Tribunal( de Justiça) e com a imprensa", afirmou um assessor da PMBV.
Oráculo
O advogado Maryvaldo Bassal, oráculo do TRE roraimense pois acerta antecipadamente o placar das decisões daquela corte, já estava fazendo dieta para ficar mais em forma e voltar para a Procuradoria do Município. Vai ter que dá um tempo, na dieta também.
FPE Verde
Acompanhado dos deputados Luciano Castro e Chico Rodrigues, o governador Ottomat Pinto visitou o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebello, para tratar do
projeto da senadora Marina Silva, hoje ministra do Meio Ambiente, destina parte do FPE para o "FPE Verde" (que cria reserva de 2% do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal para os estados que tenham, em seus territórios, Unidades de Conservação federais e terras indígenas demarcadas, que é o caso do estado de Roraima).
Já foi aprovado no Senado, o projeto está na Câmara faltando apenas ser votado na Comissão de Constituição e Justiça.
"A matéria é importante para o estado de Roraima, pois prevê a transferência de 70 milhões de reais por ano para projetos de desenvolvimento sustentável", comentou Luciano Castro, que agendou o encontro.
Recursos de fronteira
O norte do Brasil é quase sempre esquecido pelas políticas públicas de desenvolvimento, apesar do seu grande potencial econômico, principalmente nas áreas agrícolas, pecuária e extrativista. Diante desse quadro, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) apresentou projeto (PLS 153/ 2002) que cria o Programa Fronteira Agrícola Norte. O objetivo do projeto é de impulsionar as atividades agropecuária e extrativista nos municípios dos Estados do norte que detêm quase 70% das fronteiras secas do Brasil. O projeto já recebeu parecer favorável na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado federal.
Segundo Mozarido, "na atual conjuntura, promover a fixação do homem no campo não é só uma questão econômica, mas também de segurança nacional, visto que especialmente na fronteira norte do país existe um "grande vazio demográfico" que facilita o trânsito de narcotraficantes e biopiratas."
Padrão
A secretaria de Estado da Segurança Pública já tem seu Servidor Padrão, que no próximo dia 28 irá concorrer com os servidores de outras secretarias estaduais ao prêmio Monte Roraima - Servidor Padrão Waldir Abdala.
De acordo com informações prestadas pela Ouvidora Geral da Secretaria de Segurança Pública, Sandra Sabino, integrante da Comissão que analisou os nomes dos servidores de todos os Departamentos da Instituição indicados para concorrer ao Prêmio, após a análise de todos os indicados, apenas o servidor Paulo Santos Gigante, analista de Recursos Humanos, pertencente ao quadro efetivo do Estado, preencheu os requisitos necessários, conforme o decreto nº 6.607-E.
Curumin
Mais de duas mil pessoas compareceram nas noites de quarta e quinta-feira no ginásio o Totozão para a apresentação do Festival Curumim 2005. A festa foi encerrada ontem a noite com a apresentação das crianças de 24 escolas.
Cerca de 1.500 crianças na faixa etária de 5 a 12 anos realizaram nos dois dias um dos mais tradicionais espetáculos culturais do Estado: o XVI Festival Curumim. O Festival é realizado anualmente pela Secretaria de Educação, através do Departamento de Educação Física.
Carona
A Prefeitura de Mucajaí estará disponibilizando transporte para os moradores do Apiaú, Pirilândia, Vila da Penha, Vila Nova e Samaúma que forem votar no domingo, 23, no referendo sobre desarmamento.
Cláudio Humberto:
Para compensar a queda na exportação de carne, o governo Lula pode estimular a venda para o exterior de produtos que enriqueceram sua pauta política: "laranjas", malas, pizzas, cuecas porta-notas, jabá e marmelada.
Democracia
Democracia é isso. O senador Mozarildo Cavalcanti é candidato natural à reeleição do cargo e já firmou composição de chapa com Ottomar Pinto anunciada pelo próprio governador e confirmada poe ele nas últimas entrevistas. O deputado Chico Rodrigues é do mesmo grupo político e quer entrar na disputa para o Senado.
Me dizes com quem andas...
O ex-governador Getúlio Cruz disputou todas as eleições do estado sempre do lado oposto de Ottomar Pinto. Bateu na trave mas não entrou. Se se eleger no ano que vem, agora pela primeira vez do lado do brigadeiro, dará margem pra desconfiança de que o problema das urnas em negar-lhe a eleição eram as parcerias que firmava, não é?