- 07 de novembro de 2024
Os constantes racionamentos de energia elétrica estão deixando moradores de várias localidades do Estado irritados. Conforme informações, os constantes apagões estão acontecendo com freqüência nas regiões da Vila São Silvestre, no Paredão e na Vila do Taiano no município do Alto Alegre. As localidades da Vila Surumu em Pacaraima, Três Corações no Amajari e o município de Rorainópolis também estão sofrendo com o problema.
Conforme o colono Manuel Alves Moreira, que reside na região do Paredão, no Alto Alegre, as reclamações são constantes por parte dos moradores no local. Ele comentou que os apagões também estão acontecendo na Vila São Silvestre.
"É um absurdo estarmos passando por isso! Pois nos que somos consumidores temos que pagar muito caro pra ter energia elétrica em nossas casas. A CER [Companhia Energética de Roraima], deveria tomar as devidas providências, ao invés de ficarem nos enrolando", criticou Moreira, afirmando que o racionamento está acontecendo diariamente nos intervalos das 8 as 14 hrs e das 18 às 23 horas.
O aposentado José Fernandes de Freitas, mais conhecido "Zé do Angar", que mora na Vila Surumu, em Pacaraima, também confirmou que a localidade está sofrendo com os constantes apagões. Segundo ele, o problema foi ocasionado pela quebra de um dos motores, que atualmente se encontra na Capital para reparos. Disse que somente um grupo gerador está funcionando precariamente no local.
"Já não é mais novidade pra nós a falta de energia por aqui, pois faz mais de um ano que a população está passando por esse problema. Nossa maior preocupação é que o único gerador que ainda está funcionando, quebre e fiquemos no escuro total" reclamou o aposentado, informando que os apagões estão acontecendo diariamente das 6 as 10 h.
CER - A Assessoria de Comunicação da CER informou que as reclamações sobre os constantes racionamentos de energia elétrica não procedem. De acordo com a Ascom, a empresa energética disponibiliza de técnicos em cada localidade do Estado para atuarem no caso de uma emergência, como a quebra de geradores. Caso algum problema aconteça a CER é automaticamente notificada.
A Ascom também informou que além das revisões que são feitas periodicamente nos motores pelos técnicos, a empresa todos os meses disponibiliza combustível (Diesel) e peças novas para o bom funcionamento dessas máquinas.